SóProvas


ID
4914460
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um empresário implementou um programa de trainee (contratação de jovens recém-formados) em busca de melhorias e inovações. Em geral, os trainees apresentavam ótimas ideias, algumas delas, inclusive, com excelente nível de criatividade e inovação. Contudo, a quase totalidade do que os trainees desenvolviam não levava em consideração o histórico da organização, os episódios positivos e negativos da empresa, os valores construídos pelos fundadores e os porquês das práticas vigentes na organização. Ou seja, o erro cometido pelos trainees ocorria porque não levavam em consideração

Alternativas
Comentários
  • cultura organizacional é um grande conjunto de valores, crenças e costumes que diferenciam as empresas umas das outras.

    Assim como a sociedade é caracterizada por uma série de fatores culturais, as organizações, conservam em suas estruturas aspectos que envolvem preceitos e costumes determinados.

    Dessa forma, a cultura organizacional é composta por hábitos, princípios e crenças, os quais são compartilhados pelos integrantes da empresa.

    Tipos de cultura organizacional:

    Há características da cultura organizacional que podem ser perceptíveis. Essa percepção pode partir até mesmo por quem não pertence àquele grupo empresarial.

    Portanto, há fatores que influenciam o órgão. Exemplos como a missão que possui, as políticas empregadas, os métodos de trabalho, dentre outros fazem parte do grupo dos perceptíveis.

    As normas e os valores das organizações sociais é aquela parte que pode ser parcialmente perceptível. Desse modo, esse aspecto está presente na forma com a qual as pessoas se comportam dentro do órgão.

    Geralmente, os valores são os pontos que indicam o que é bom para a equipe, Já as normas se trata do que é preciso para alcançar esses benefícios.

    Os pressupostos é a parte da organização social que é quase imperceptível. Os aspectos desse ponto já surge com a empresa desde quando ela foi fundada.

    Por isso, são características enraizadas e que tornam assuntos mais tabus. Um exemplo desse pressuposto é a proibição de tatuagem por alguns órgãos.

    Fonte: Edital Concursos Brasil (adaptado).

  • LETRA C CORRETA

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • Os trainees desenvolviam não levava em consideração o histórico da organização, os episódios positivos e negativos da empresa, os valores construídos pelos fundadores e os porquês das práticas vigentes na organização.

    Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios e em como trata seus clientes e parceiros. E, nisso, envolve práticas, políticas e comportamentos que são reflexo da cultura.

  • palavra-chave: "valores construídos"...

  • LETRA C

  • GAB. C

    "Um empresário implementou um programa de trainee (contratação de jovens recém-formados) em busca de melhorias e inovações. Em geral, os trainees apresentavam ótimas ideias, algumas delas, inclusive, com excelente nível de criatividade e inovação. Contudo, a quase totalidade do que os trainees desenvolviam não levava em consideração o histórico da organização, os episódios positivos e negativos da empresa, os valores construídos pelos fundadores e os porquês das práticas vigentes na organização. Ou seja, o erro cometido pelos trainees ocorria porque não levavam em consideração"

    Cultura organizacional.

  • C

    cultura organizacional.

  • Os trainees desenvolviam não levava em consideração histórico da organização, os episódios positivos e negativos da empresa, os valores construídos pelos fundadores e os porquês das práticas vigentes na organização.

    Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios e em como trata seus clientes e parceiros. E, nisso, envolve práticas, políticas e comportamentos que são reflexo da cultura.