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ID
4914538
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.

     O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.
    Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios − como a televisão, a novidade daquele momento −, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.
    Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados. O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
    Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente − e não de modo resignado − as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)

.. que enfatizam o caráter alienante das consciências...

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento do sublinhado acima está empregado em: 

Alternativas
Comentários
  • ...que enfatizam o caráter alienante das consciências... (OD)

    O comando da questão pede para encontrar outro OD:

    A) ... haveria tipos diferentes de produtos de massa... (OD) GABARITO

    Haver = sentido de existir. (Sujeito inexistente)

    B) Surgiria uma cultura de massas... (Sujeito)

    C) Poucos hoje discordariam de que... (O. S. Subord. Obj. Indireta)

    Discordariam disso...

    D) Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual... (Verbo de ligação = PS)

    E) ...o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural"... (OI)

    GABARITO A)

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  • Quem teve dúvidas sobre a letra b).

    O primeiro termo a ser identificado é o sujeito

  • GABARITO: A

    Complementando:

    .. que enfatizam o caráter alienante das consciências... → Quem enfatiza, enfatiza algo. Estamos diante de um verbo transitivo direto. Devemos encontrar outro nas alternativas.

    a) ... haveria tipos diferentes de produtos de massa... → Correto. O verbo haver, no sentido de existir, não possui sujeito e é transitivo direto.

    b) Surgiria uma cultura de massas... → Errado. Temos um verbo intransitivo: O quê surgiria? uma cultura de massa → Uma cultura de massa surgiria (verbo não necessita de complemento)

    c) Poucos hoje discordariam de que... → Errado. Quem discorda, discorde DE algo. Temos um Verbo Transitivo Indireto.

    d) Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual... → Errado. Aqui há o verbo ser conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo (se ele fosse). Este verbo indica uma característica (...fosse necessariamente igual) do sujeito (...cultura de massa). Outros verbos de ligação: Ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, andar, continuar, permanecer etc.

    e) ... o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural"... → Errado. Quem passa, passa POR algo. Temos um Verbo Transitivo Indireto.

    Espero que tenha ajudado

    Bons estudos! :)

  • Lei 8.213/1991:

    Da Pensão por Morte

           Art. 74. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a contar da data:                  

    I - do óbito, quando requerida em até 180 (cento e oitenta) dias após o óbito, para os filhos menores de 16 (dezesseis) anos, ou em até 90 (noventa) dias após o óbito, para os demais dependentes;   

        II - do requerimento, quando requerida após o prazo previsto no inciso anterior;             

        III - da decisão judicial, no caso de morte presumida.          

  • Haver no sentido de existir não tem sujeito , logo o que seria sujeito e objeto direto .