O indicador Razão de Mortalidade Materna (RMM) reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistência pré-natal, até a assistência ao parto e ao puerpério. Alternativa A está correta.
O indicador Razão de Mortalidade Materna (RMM) estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos até 42 dias após o término da gravidez, atribuídos a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos. Não trabalha com taxa de natalidade. Alternativa B está errada.
Esse indicador mostra a qualidade da assistência fornecida para a mãe e não a quantidade de órfãos. Alternativa C está errada.
Esse indicador trabalhar com qualidade da assistência não só na gestação e parto, mas também, no puerpério. Alternativa D está errada.
Como já mencionado acima, esse indicador trabalha com a qualidade da atenção à saúde da mulher. Alternativa E está incorreta.
Gabarito do Professor: Letra A