A avaliação e classificação do risco favorece melhor acolhimento da gestante e uma melhor efetividade do atendimento.
A classificação é feita de acordo com a gravidade do caso sendo do maior para o menor nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
De acordo com as gestantes, temos as seguintes classificações:
- GESTANTE 1 (G1)= portadora de HIV em trabalho de parto; refere dor intensa – normalmente, a gestante portadora de HIV já é classificada como amarelo, porém essa gestante possui um agravante que é a dor intensa, portanto sua classificação é laranja.
- GESTANTE 2 (G2)= trabalho de parto em período expulsivo – o período expulsivo é considerado vermelho, precisa de um atendimento imediato.
- GESTANTE 3 (G3)= PA 140 X 100 mmHg; sem queixa de sintomas. Nesse caso a PA está elevada mas não muito, a pressão arterial sistólica de 140 -159 e/ou pressão arterial diastólica de 90-109 mmHg, sem sintomas é classificada como amarelo.
- GESTANTE 4 (G4)= Disúria; TAX 37,7ºC; dor leve - algúria, disúria e poliúria com dor leve 1-3/10 e afebril TAx ≤ 37,9ºC é considerado verde.
- GESTANTE 5 (G5)=Pós Convulsão não responsiva; saturação=87%; PA=170 X 110 mmHg. Essa gestante está em risco de morte, precisa de cuidados imediatos, portanto é classificada como vermelho.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.