SóProvas


ID
4915579
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O plano de cuidados de enfermagem para W.B., sexo masculino, 83 anos de idade, internado por uma infecção de vias respiratórias, deve levar em conta, além das alterações decorrentes da doença que motivou a internação, aquelas que ocorrem pelo processo natural de envelhecimento e afetam o sistema respiratório, incluindo

Alternativas
Comentários
  • O idoso pode apresentar redução da complacência ventricular esquerda e possível redução do débito cardíaco, porém essa é uma alteração do sistema cardiovascular e não do respiratório. Alternativa A está errada. 

    Não ocorre um aumento da eficiência das trocas gasosas.  Alternativa B está errada. 

    No processo natural de envelhecimento há um aumento dos diâmetros do tórax com aumento do espaço morto e do volume residual pulmonar e redução da capacidade vital. Alternativa C está correta. 

    O idoso apresenta uma diminuição da elasticidade e aumento da rigidez articular com diminuição da amplitude do movimento, porém essa é uma alteração do sistema musculoesquelético e não do respiratório. Alternativa D está errada. 

    Pode haver uma diminuição na sensação gustativa e possível perda de interesse pela comida, mas isso também não está relacionado com o sistema respiratório. Alternativa E está errada. 




    Gabarito do Professor: Letra C.


     

    Bibliografia 

    Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA Envelhecimento e saúde da pessoa idosa: acompanhamento longitudinal do idoso/Camila Carvalho Amorim; Fabrício Silva Pessoa (Org.). - São Luís, 2014. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 

  • Com o envelhecimento, a capacidade residual (volume de ar que fica nos pulmões ao final de uma expiração espontânea, importante para a função pulmonar) aumenta em torno de 50%. Enquanto isso, a capacidade vitsl pode chegar a diminuir 75% entre os 20 a 70 anos de idade.