O idoso pode apresentar redução da complacência ventricular esquerda e possível redução do débito cardíaco, porém essa é uma alteração do sistema cardiovascular e não do respiratório. Alternativa A está errada.
Não ocorre um aumento da eficiência das trocas gasosas. Alternativa B está errada.
No processo natural de envelhecimento há um aumento dos diâmetros do tórax com aumento do espaço morto e do volume residual pulmonar e redução da capacidade vital. Alternativa C está correta.
O idoso apresenta uma diminuição da elasticidade e aumento da rigidez articular com diminuição da amplitude do movimento, porém essa é uma alteração do sistema musculoesquelético e não do respiratório. Alternativa D está errada.
Pode haver uma diminuição na sensação gustativa e possível perda de interesse pela comida, mas isso também não está relacionado com o sistema respiratório. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra C.
Bibliografia
Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA Envelhecimento e saúde da pessoa idosa: acompanhamento longitudinal do idoso/Camila Carvalho Amorim; Fabrício Silva Pessoa (Org.). - São Luís, 2014.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.