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Pensamentos matinais, desgrenhados, são frágeis como cabelos finos demais que começam a cair. Você passa a mão, e ele já não está ali – o fio. No travesseiro sempre restam alguns, melhor não olhar para trás: vira-se estátua de cinza.
C) à comparação, ressaltando que eles, assim como os cabelos, amanhecem naturalmente desorganizados.
É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados.
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GAB: C
L1: Pensamentos, como cabelos, também acordam despenteados.
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Na
questão, solicita-se ao(à) candidato(a) que assinale a opção cujo conteúdo
seja correto em relação à abordagem do tema pelo autor, no que diz respeito ao
pensamento.
Faz-se
importante destacar que, quando o alvo de um enunciado for a maneira como se
aborda o tema, devemos observar duas partes do texto: a introdução, que cumpre
a função de apresentá-lo ao leitor; e a conclusão, que resgata o tema para encaminhar,
sobre ele, reflexões ou propostas.
Inicialmente,
vejamos um fragmento da introdução para avaliarmos o tema e sua forma de
condução em relação ao pensamento:
Fragmento: “Pensamentos, como cabelos, também
acordam despenteados. Naquela faixa-zumbi que vai em slow motion, desde sair da
cama, abrir janelas, avaliar o tempo e calçar chinelos até o primeiro jato da
torneira – feito fios fora de lugar, emaranham-se,
encrespam-se, tomam direções inesperadas".
Ao tratar do pensamento “como cabelos", pois ele
também “acorda despenteado", o autor explicita ao leitor o tema sobre como os
pensamentos matinais – por não terem sido organizados, ordenados – podem ser
perigosos, pois podem levar as pessoas a tomarem direções ou decisões diferentes
do que se pensadas de forma planejada. Para tornar a sua defesa consistente, o
escrevente estabelece relações entre o cabelo, logo depois que se acorda, e o
pensamento matinal, pois ambos não sofreram nenhuma ação de arrumação, nenhum cuidado,
simplesmente seguem a sua natureza, desordenada e flexível.
Nesse sentido, recorrendo-se à experiência de
mundo comum às pessoas, que é saber como os cabelos se comportam ao acordar, o
autor desenvolve comparações, para tornar
mais atraente e esclarecedora a sua argumentação em prol da periculosidade dos
pensamentos matinais. Não por acaso, na introdução, além das explícitas semelhanças
apresentadas entre pensamento e cabelo, também encontramos elementos
gramaticais de comparação, como o conectivo “como" e o termo “feito". Reforçando
esse modo de construção argumentativa, na conclusão, o primeiro período retoma
a defesa central do autor, por meio dessas mesmas estruturas comparativas: “Pensamentos
matinais, desgrenhados, são frágeis como cabelos finos demais que
começam a cair.
Com base nesta análise, examinemos as
opções:
A)
ao paradoxo, enfatizando que eles, ao mesmo tempo
bagunçados, enquadram-se na organização cotidiana.
ERRADA.
Apesar de, no comentário anterior,
haver a relação entre “paradoxo" e a ideia de oposição (“bagunçados" X “organização
cotidiana"), não se desenvolve no texto a argumentação de que os cabelos
desgrenhados enquadram-se numa organização cotidiana. Ao contrário, eles tomam “direções
inesperadas".
B) à hipótese,
conjecturando como eles poderiam confundir a pessoa no momento em que ela
acorda.
ERRADA.
Não temos uma defesa de posicionamento,
ou seja, uma argumentação, embasada pela hipótese, mas sim por um fato comum às
pessoas: a desordenação dos cabelos logo que se acorda. Não se argumenta em
torno do que poderia ser, mas sim em torno do que é, ou acontece.
C) à comparação, ressaltando
que eles, assim como os cabelos, amanhecem naturalmente desorganizados.
CORRETA.
Na
análise presente anteriormente à justificativa das opções, vimos que, na
introdução, o autor compara o pensamento matinal à desorganização dos cabelos
quando nos levantamos pela manhã. Assim, ele constrói uma argumentação mais
lúdica e convincente, porque recorre a um conhecimento que partilha com o
leitor, sobre fatos de vivências humanas.
D) à antítese, mostrando que ora eles são muito
imprecisos, ora são objetivos demais logo pela manhã.
ERRADA.
A
antítese é uma forma de construção na qual também se prevê a ideia de
contrariedade, tal como se apresenta no conteúdo da letra D (“imprecisos" X “objetivo"),
no entanto não há, no texto, argumentação sobre alguma objetividade dos
cabelos, ou ainda, dos pensamentos matinais, pois estes são tão desordenados
quanto os fios do couro cabeludo, neste momento do dia.
E) à ironia, sugerindo que
é impossível organizar o pensamento de uma pessoa, sobretudo pela manhã.
ERRADA.
Verificamos
na letra E uma extrapolação em relação ao conteúdo do texto, visto que neste em
nenhum momento se afirma que é “impossível organizar o pensamento de uma pessoa".
O que se defende é que o pensamento matinal é perigoso, dado o seu caráter
fluido e não planejado.
Resposta: C
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GABARITO C
Pensamentos, como cabelos, também acordam despenteados.
Metáfora não utiliza conjunção.
Comparação utiliza a conjunção na construção.
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achei tão óbvia que errei
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Resposta logo na primeira linha
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Resposta na referência do texto.
Na crônica, ao abordar o tema na perspectiva dos pensamentos, o autor recorre :
(Caio Fernando Abreu, “Lição para pentear cabelos matinais”. Pequenas epifanias, 2014. Adaptado)
-
GABARITO: LETRA C
ACRESCENTANDO:
Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.
Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.
Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.
Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de
enfatizar contrastes, diferenças.
Antonomásia ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é
conhecido.
Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.
Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.
Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.
Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo
objeto, pela ausência de termo específico.
Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.
Conotação ⇝ Sentido figurado.
Denotação ⇝ Sentido de dicionário.
Elipse ⇝ Omissão.
Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.
Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.
Hipérbato ⇝ Inversão sintática.
Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.
Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.
Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.
Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.
Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.
Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.
Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.
Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.
Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao
sentido.
Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.
Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.
Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres
humanos a seres irracionais.
Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.
Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.
Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode
discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na
terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.
Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.
Aproximação por semelhança.
Sinédoque ⇝ Substituição do todo pela parte.
Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.
Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.
FONTE: RITA SILVA
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Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.
Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.
Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.
Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de
enfatizar contrastes, diferenças.
Antonomásia ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é
conhecido.
Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.
Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.
Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.
Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo
objeto, pela ausência de termo específico.
Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.
Conotação ⇝ Sentido figurado.
Denotação ⇝ Sentido de dicionário.
Elipse ⇝ Omissão.
Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.
Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.
Hipérbato ⇝ Inversão sintática.
Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.
Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.
Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.
Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.
Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.
Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.
Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.
Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.
Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao
sentido.
Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.
Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.
Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres
humanos a seres irracionais.
Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.
Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.
Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode
discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na
terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.
Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.
Aproximação por semelhança.
Sinédoque ⇝ Substituição do todo pela parte.
Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.
Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.
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Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.
Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.
Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.
Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de
enfatizar contrastes, diferenças.
Antonomásia ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é
conhecido.
Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.
Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.
Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.
Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo
objeto, pela ausência de termo específico.
Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.
Conotação ⇝ Sentido figurado.
Denotação ⇝ Sentido de dicionário.
Elipse ⇝ Omissão.
Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.
Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.
Hipérbato ⇝ Inversão sintática.
Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.
Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.
Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.
Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.
Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.
Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.
Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.
Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.
Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao
sentido.
Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.
Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.
Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres
humanos a seres irracionais.
Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.
Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.
Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode
discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na
terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.
Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.
Aproximação por semelhança.
Sinédoque ⇝ Substituição do todo pela parte.
Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.
Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.
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Gabarito: C
Principais Regras de Figuras de Linguagem:
a) Elipse X Zeugma – A elipse é a omissão de um termo já subentendido (Ex: (Nós) bebemos água) e a Zeugma é o uso da virgula vicária, você basicamente subentende um verbo geralmente (Ex: Eu estudei para a prova, e ela, não).
b) Pleonasmo – “Lembra da palavra plágio”, logo significa trazer um mesmo significado com duas palavras diferentes. Ex: Subir para cima, descer para baixo etc.
c) Antítese – Emprego de palavras com sentidos contrários. Ex: O céu e o inferno.
d) Eufenismo – “Lembra que essa palavra é um pouco delicada”, logo é para tornar algum termo menos agressivo. Ex: Em vez de você falar gordo, você fala fofo. “Olha aquele fofo”.
e) Hipérbole – Exagero da ideia. Ex: Morrer de rir.
f) Comparação X Metáfora – A comparação eu uso o conectivo, geralmente “como” e a metáfora eu não quero nem saber do conectivo, eu digo realmente que você é. Ex: Igor é forte como um touro (comparativo) e igor é um touro (metáfora).
g) Metonímia – Substituição de palavras. Ex: Eu usei cotonete. Na verdade você não usou o cotonete, e sim uma haste de algodão.
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
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Gab c! o autor usa comparação com presença de conectivos (mais de uma vez)
Pensamentos, como cabelos, também acordam despenteados.
Pensamentos matinais, desgrenhados, são frágeis como cabelos finos demais
Pensamentos matinais, cuidado, são alterados feito um organismo mudando de fuso horário
s2 Caio Fernando Abreu,