SóProvas


ID
4915585
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

D.M., sexo feminino, 84 anos de idade, é hígida, mas se queixa das alterações percebidas na pele, como fragilidade e transparência, presentes principalmente nas mãos e antebraços. Essas alterações são decorrentes de

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso.

    No idoso com queixa de alterações percebidas na pele, como fragilidade e transparência, presentes principalmente nas mãos e antebraços é decorrentes de adelgaçamento das camadas dérmicas (Letra D). Essa alteração é comum no envelhecimento devido a perda tecidual e precisam de cuidado pois podem provocar rompimento da superfície da pele.

    A) Incorreto. Essas alterações não estão relacionadas a genética.

    B) Incorreto. A higiene e hidratação auxiliam no cuidado. Mas mesmo com essas em condições suficientes, pode gerar lesões.

    C) Incorreto. A desidratação sistêmica leva ao aumento do ressecamento. Mas, mesmo nos idosos hidratados esse problema ocorre.

    D) Correto.

    E) Incorreto. As alterações vasculares superficiais agravam esse quadro. Alterações profundas acarretam em problemas de oxigenação tecidual de extremidades.

     

    Resposta do Professor: D.

  • adelgaçamento da epiderme, da derme, o achatamento da junção dermo-epidermal, a diminuição da produção das glândulas sudoríparas e sebáceas contribuem para que a pele da pessoa idosa assemelhe-se a uma folha de papel, encontrando-se seca