Para resolver essa questão, é necessário que o
aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso e o controle da hipertensão arterial sistêmica.
A) Incorreto. Deve-se estimular a redução do sal no
preparo dos alimentos, dando-se preferência a outros temperos. Não é indicado
a eliminação.
B) Incorreto. Não é indicado a substituição do
jantar por uma ceia leve. O idoso deve comer saudável e manter no mínimo, três
refeições diárias.
C) Correto. A inclusão de três porções ou mais
de frutas entre sobremesas e lanches, mantendo uma alimentação saudável e
co mais nutrientes.
D) Incorreto. A ingestão de, pelo menos,
uma porção de carne ao dia, para manter a proteína em quantidade satisfatória.
Evitar o consumo das gorduras e peles no seu preparo.
E) Incorreto. A combinação de arroz e
feijão nunca deve ser substituída, pois trás muitos nutrientes.
Resposta do
Professor: C.
Toda e qualquer mudança na dieta deve ser indicada por profissional nutricionista, não devemos invadir outras áreas. O que nos compete é a orientação sobre alimentação saudável. Tendo, minimamente, noção dessas premissas, acertamos a questão por eliminação.
a) Eliminar sal não existe. O que existe é a prescrição de dietas hipossódicas (nutricionista) ou a orientação na redução de seu consumo (enfermagem e outras profissões). Outros temperos, pior ainda, pois a grande maioria deles possuem quantidades ainda maiores de NaCl na sua composição.
b) Não se limita número de refeições, nem se o indivíduo pesar 1 bilhão de kilos. Se existe uma dieta prescrita de 2000 kcal/dia, eu posso fazê-la em 10 refeições, como posso fazer em 3 refeições. Isso não existe.
c) Correto. É o que está na alçada do profissional enfermeiro, dentro da consulta de enfermagem. Atentem que o comando da questão fala em alimentação saudável, e aqui, muitos se prenderam à hipertensão arterial, somente.
d) Doente, não prescreva um IAM pro seu paciente, usar gorduras e peles de animal no seu preparo? O seu COREN deveria ser cassado, com urgência.
e) Substituir carboidratos por proteínas não tem nada a ver com a questão. Além de que, em caso de haver necessidade, isso poderia ser uma orientação para pacientes obesos, visto que proteínas trazem maior sensação de saciedade. Mas aqui, poderíamos estar avançando em uma competência de outra área também.
Fica esperto. Você sabe, só não sabe que sabe.