SóProvas


ID
4915603
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

L.M., sexo feminino, 70 anos de idade, evoluiu, em 24 horas, de um quadro de resfriado com coriza e indisposição para confusão mental e prostração. Levada ao pronto atendimento, foi diagnosticada com pneumonia bilateral. Até então, L.M. se mostrava saudável e independente. O agravamento na infecção pode ser atribuído ao processo de imunossenescência, que tem como uma das características

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso.

    Idosos possuem um agravamento nos quadros de infecção que pode ser atribuído ao processo de imunossenescência, que tem como uma das características a diminuição da capacidade de proliferação das células T diante de um estímulo (Letra B). Esse fato tem relação com a deterioração natural do sistema imunológico produzido pelo envelhecimento. Envolve a perda de capacidade do corpo para responder a infecções e à memória imunológica, especialmente a vacinação. E é considerado um fator de mortalidade entre os idosos.


    A) Incorreto. O aumento dos linfócitos T e de citocinas pró-inflamatórias não ocorre. É a diminuição.


    B) Correto.

    C) Incorreto. A diminuição do reconhecimento de novos antígenos pelas células de defesa.

    D) Incorreto. Acumulo de células mieloides supressoras é comum.

    E) Incorreto. Não ocorre o colapso do sistema imune. 

    Resposta do Professor: B.

  • Denomina-se imunossenescência o envelhecimento imunológico que está associado ao progressivo declínio da função imunológica e consequente aumento da suscetibilidade a infecções, doenças autoimunes e câncer, além de redução da resposta vacinal.