Manutenção ineficaz da saúde é definida pela falta de interesse expressa em melhorar comportamentos de saúde. Falta de demonstração de comportamentos adaptativos a mudanças ambientais. Falta demonstrada de conhecimento com relação a práticas básicas de saúde. História de ausência de comportamento de busca de saúde. Incapacidade de assumir a responsabilidade de atender a práticas básicas de saúde e Prejuízo dos sistemas de apoio pessoais.
Diante disse o enfermeiro deve orientar a paciente qual a melhor forma de melhorar a saúde e não apenas expor o que paciente está fazendo de forma incorreta. Alternativa A está errada.
O enfermeiro deve sempre incentivar o autocuidado levando em consideração os valores pessoais da paciente. Alternativa B está errada.
O enfermeiro deve sempre tentar agir, deve tentar preparar o paciente emocionalmente para o autocuidado. Alternativa C está errada.
O enfermeiro deve avaliar os pontos fortes para trabalhar com eles para a melhora da qualidade de vida da paciente. Alternativa D está errada.
O enfermeiro deve sempre tirar as dúvidas do paciente quanto ao seu estado de saúde e junto com ele fazer uma avaliação para um plano de autocuidado. É importante que as recomendações sejam feitas verbalmente e por escrito. Alternativa E está correta.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
NANDA International, Inc. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I: Definições e Classificação - 2018/2020.