-
Nunca ouvi falar do termo 'atendentes de enfermagem'.
-
errei por esse "atendentes de enfermagem"
-
B - é um DIREITO (art. 21)
C - é um DIREITO (art. 3º)
D - é um DEVER (art. 27)
-
Direito -
Ø Art. 1º Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
Art. 3º Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e limites da legislação vigente
Art. 21 Negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
Dever
Art. 27 Incentivar e apoiar a participação dos profissionais de Enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria
Proibição
Art. 62 Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
-
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aplica-se aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem. Alternativa A está correta.
É DIREITO do profissional de enfermagem se negar a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais. Quando se fala em dever vira uma obrigatoriedade, e se quiser, o profissional de enfermagem pode autorizar sua imagem. Alternativa B está errada.
É um DIREITO do técnico e auxiliar de enfermagem participar de movimentos para reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, porém deve ser prestado os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente. Alternativa C está errada.
O enfermeiro tem o DEVER de incentivar e apoiar a participação dos profissionais de Enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria.
É proibido ao profissional de enfermagem executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal, ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade, MESMO em situações de emergência. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
-
Obrigada pelos esclarecimentos
-
A E está errada, pois continua sendo proibido/vedado, mesmo em situações de emergência. Samyla, vedado é sinônimo de proibido.
-
O Atendente de enfermagem é aquele que exerce funções elementares da área quando há ausência de recursos humanos habilitados, mas não tem formação e é facilmente confundido com a profissão do auxiliar de enfermagem. A diferença é que o auxiliar precisa apresentar a sua habilitação técnica.
Segundo a Resolução COFEN – 186/1995, as atividades realizadas pelo atendente devem ser de fácil atendimento e que não requerem conhecimento científico e são:
- Relacionadas com a higiene e conforto do cliente: preparação de leitos e encaminhamento e identificação de roupas dos pacientes;
- Relacionadas com o transporte do cliente: auxiliar a equipe de enfermagem no transporte do paciente, preparando cadeiras e macas;
- Relacionadas com a organização do ambiente: manter limpo o ambiente de trabalho, colaborar na higiene do paciente, na organização do material proveniente do centro de material, na organização da roupa vinda da lavanderia. Também auxiliar na conservação do ambiente, comunicando os problemas existentes, e auxiliar nas rotinas administrativas do serviço de enfermagem.
- Relacionadas com consultas, exames ou tratamentos: levar o material e o pedido de exames aos serviços de diagnóstico; receber e conferir os prontuários; preparar consultas, tratamentos e exames, e preparar exames.
- Relacionados com o óbito: ajudar na preparação do corpo após o óbito.