SóProvas


ID
4915693
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar o atendimento a um recém-nascido de termo, após parto cesáreo sem intercorrências, o enfermeiro neonatal constatou que a criança apresentava boa vitalidade, necessitando apenas dos cuidados de rotina. Ao analisar os dados registrados no prontuário materno, constatou que a mãe realizara oito consultas de pré-natal, não apresentara intercorrências durante a gestação, e que o parto fora realizado oito horas após a rotura espontânea de bolsa amniótica. Observou, ainda, que, no plano de parto, os pais não faziam restrição a nenhum procedimento de rotina.


Frente a essa situação, de acordo com o preconizado atualmente pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à profilaxia da oftalmia neonatal, o enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • A profilaxia da oftalmia neonatal deve ser realizada de rotina nos cuidados com o recém-nascido. O tempo de administração da profilaxia da oftalmia neonatal pode ser ampliado em até 4 horas após o nascimento. Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1% para realização da profilaxia da oftalmia neonatal. A utilização de nitrato de prata a 1% deve ser reservado apenas em caso de não se dispor de eritromicina ou tetraciclina.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_parto_normal.pdf

    A profilaxia ocular, no período pós-neonatal, deve ser feita rotineiramente, independente do tipo de parto com:

    • Nitrato de prata a 1% (Método de Crede), aplicação única, na 1ª hora após o nascimento; ou

    • Eritromicina a 0,5% (colírio), aplicação única, na 1ª hora após o nascimento; ou

    • Tetraciclina a 1% (colírio), aplicação única, na 1ª hora após o nascimento.

    FONTE: PDCT PARA ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST), MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido.

    Frente a essa situação, de acordo com o preconizado atualmente pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à profilaxia da oftalmia neonatal, o enfermeiro deve aplicar pomada de eritromicina a 0, 5%, em ambos os olhos, em até 4 horas após o nascimento (Letra B). A profilaxia ocular da oftalmia neonatal deve ser feita rotineiramente nas 1ªs horas após o nascimento, independente do tipo de parto. O Manual de Controle das DSTs, de 2016, orientam aplicação única de Nitrato de prata a 1% (Método de Crede), Eritromicina a 0,5% (colírio) ou Tetraciclina a 1% (colírio).

     

    A) Incorreto. É indicado realizar a profilaxia independente do tipo de parto.

    B) Correto.

    C) Incorreto. Nitrato de prata a 5% é uma dosagem muito alta. A indicação é 1%. 


    D) Incorreto. Não é indicado instilar colírio de argirol pois tem
    , comprovadamente, menor eficácia do que o Nitrato de prata.

    E) Incorreto. No Brasil, as Diretrizes da Saúde Ocular na infância, edição de 2013, orientam o uso de povidona a 2,5% como profilaxia.

     

     

    Resposta do Professor: B.

  • COMENTÁRIOS

    A solução de nitrato de prata pode causar conjuntivites químicas transitórias no recém-nascido. Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1% para realização da profilaxia da oftalmia neonatal.

    RESPOSTA: B.