SóProvas


ID
4915696
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à coleta de material para a realização do exame do pezinho em recém-nascidos prematuros, o enfermeiro deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • Primeira amostra: deverá ser obtida por punção venosa logo na admissão do recém-nascido pré-termo à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), antes da utilização de nutrição parenteral, transfusão de hemoderivados e/ou início de tratamento intensivo com esteroides, aminas vasoativas, antibióticos, etc.

    Segunda amostra: deverá ser obtida entre 48 e 72 horas de vida do RN que se mantém internado, também por punção venosa, independentemente de sua condição clínica.

    Terceira amostra: deverá ser obtida logo à alta do RN ou aos 28 dias de vida do bebê retido em hospital, o que ocorrer primeiro; essa terceira amostra para triagem neonatal tem foco principalmente em pré-termos com menos de 34 semanas de idade gestacional ou peso menor que 2.000 gramas ao nascimento, pela maior imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide e risco relacionado de perda diagnóstica por resultado falso negativo. A mesma preocupação é pertinente para suspeita de hiperplasia adrenal congênita (HAC).

    RN com peso > ou = 1.500 g Idade gestacional > ou = 32 semanas = 1ª amostra: na admissão na UTI Neo 2ª amostra: 48 – 72 horas 3ª amostra: até o 28º dia.

    RN com peso < 1.500 g Idade gestacional < 32 semanas = 1ª amostra: à admissão na UTI Neo 2ª amostra: 48 – 72 horas 3ª amostra: até o 28º dia 4ª amostra: 4 meses de vida, apenas para prematuros < 32 semanas e hemotransfundidos

    Coleta antes da 1ª transfusão = 1ª amostra: no máximo até 48 a 72 horas (se necessário colher à admissão na UTI Neo). 2ª amostra, SE a 1ª amostra foi coletada antes de 48 horas: no máximo até 10 dias após a transfusão

    Coleta após transfusão = 1ª amostra: 10 dias após transfusão 2ª amostra: 120 dias após a última transfusão.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/triagem_neonatal_biologica_manual_tecnico.pdf

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem no que diz respeito à coleta de material para a realização do exame do pezinho em recém-nascidos prematuros.

    A) Incorreto. Todos recém-nascidos, incluindo os prematuros, devem realizar o teste do pezinho. Não há relação com o peso.

    B) Incorreto. Não está contraindicada para recém-nascidos que estejam recebendo nutrição parenteral. Porém, deve ser realizada nova coleta após no período compreendido 3° mês após nutrição Parenteral.


    C) Correto. Recém-nascidos com peso menor ou igual a 1500 g, além da primeira coleta, deverão realizar nova coleta em papel filtro, no período compreendido entre o 16° e 28° dias de vida, para análise da hiperplasia adrenal congênita.


    D) Incorreto. Não deve ser adiada caso o recém-nascido tenha recebido transfusão de sangue. Segue as mesmas recomendações de repetição.


    E) Incorreto. O sangue para a realização do exame deve ser coletado conforme a recomendação para qualquer criança. Não aguardar atingir peso.


    Resposta do Professor: C.