SóProvas


ID
4915705
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cerca de 1 (um) em cada 10 (dez) recém-nascidos (RN) necessita de ajuda para iniciar a respiração efetiva ao nascimento, e 1 (um) em cada 1000 (mil) requer procedimento avançado de reanimação. Considerando a frequência de RN que necessita de algum procedimento de reanimação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem ao recém nascido.

    Considerando a frequência de RN que necessita de algum procedimento de reanimação, 1 (um) em cada 1000 (mil), é fundamental que pelo menos um profissional capaz de iniciar de forma adequada a reanimação neonatal esteja presente em todo o parto (Letra A). Para que todas as crianças que necessitem recebam adequado manejo e melhora da sobrevida.


    B) Incorreto. Quanto menor a idade gestacional (IG) e /ou o peso ao nascer, maior é a necessidade de procedimentos de reanimação, pois a criança tem mais chance de não estar desenvolvida.


    C) Incorreto. Todo material necessário para reanimação deve ser preparado e testado rotineiramente. Evitando assim que seja necessário o uso e o material adequado não esteja disponível.


    D) Incorreto.
    A realização da anamnese materna e investigação da história da gestação atual pela equipe de profissionais antes do nascimento de qualquer RN é essencial. É através dela que seremos capazes de identificar os possíveis riscos de complicações no parto.


    E) Incorreto. O parto cesáreo entre 37 e 39 semanas de gestação, sem fatores de risco antenatais para asfixia, aumenta a chance de necessidade de ventilação ao nascimento.


     

    Resposta do Professor: A.

  • A) GABARITO

    B) quanto menor a idade gestacional (IG) e /ou o peso ao nascer, menor é a necessidade de procedimentos de reanimação.

    Correção: A necessidade de procedimentos de reanimação é maior quanto menor a idade gestacional e/ou peso ao nascer.

    C) todo material necessário para reanimação deve ser preparado e testado uma vez a cada plantão.

    Correção: Todo material necessário para a reanimação deve ser preparado, testado e estar disponível em local de fácil acesso, antes do nascimento. Esse material é destinado à avaliação do paciente, manutenção da temperatura, aspiração de vias aéreas, ventilação e administração de medicações 

    D) a realização da anamnese materna e investigação da história da gestação atual pela equipe de profissionais antes do nascimento de qualquer RN é irrelevante.

    Correção: A equipe deve realizar a anamnese materna e preparar o material para uso imediato na sala de parto.

    E) o parto cesáreo entre 37 e 39 semanas de gestação, sem fatores de risco antenatais para asfixia, diminui a chance de necessidade de ventilação ao nascimento.

    Correção: O parto cesárea, entre 37 e 39 semanas de gestação, mesmo sem fatores de risco antenatais para asfixia, também eleva a chance de que a ventilação ao nascer seja necessária.

    REFERÊNCIA: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/DiretrizesSBPReanimacaoRNMaior34semanas26jan2016.pdf