SóProvas


ID
4915708
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação pulmonar é o procedimento mais simples, importante e efetivo na reanimação do recém-nascido (RN) em sala de parto. Em relação à ventilação pulmonar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre ventilação pulmonar e a reanimação do recém-nascido (RN) em sala de parto.

    A) Incorreto. É fundamental iniciar a ventilação por pressão positiva (VPP) o mais precoce possível quando a criança esta sintomática (conforme letra B), isso garante que os pulmões manterão sua expansão.


    B) Correto. A ventilação por pressão positiva está indicada na presença de apneia, respiração irregular e/ou FC < 100 bpm, após execução dos passos iniciais, pois isso mostra que a criança não esta conseguindo respirar sozinha e entrando em sofrimento.



    C) Incorreto. Com o início da VPP, é necessário monitorar todos os sinais vitais do RN.



    D) Incorreto. A necessidade de oxigênio suplementar em RN com idade gestacional (IG) maior ou igual a 34 semanas é excepcional.



    E) Incorreto. O balão autoinflável não necessita estar conectado a uma fonte de gás comprimido para funcionar.


     

    Resposta do Professor: B.

  • a) é fundamental iniciar a ventilação por pressão positiva (VPP) nos primeiros 60 segundos de vida (minuto de ouro)

    b) CORRETA

    c) Com o início da VPP com máscara facial, é preciso monitorar a FC, a respiração e a SatO2

    d) Quando a VPP é indicada no RN ≥34 semanas, iniciar com ar ambiente (oxigênio a 21%)

    e) O balão autoinflável é o único equipamento de ventilação em sala de parto que NÃO necessita de fonte de gás comprimido para funcionar

    Gabarito letra B

  • COMENTÁRIOS

    A Errada. Ventilação com pressão positiva (VPP) O ponto crítico para o sucesso da reanimação é a ventilação adequada, fazendo com que os pulmões se inflem e, com isso, haja dilatação da vasculatura pulmonar e hematose apropriada. Assim, após os cuidados para manter a temperatura e a permeabilidade das vias aéreas do RN, a presença de apneia, respiração irregular e/ou FC <100 bpm indica a VPP. Esta precisa ser iniciada nos primeiros 60 segundos de vida (“Minuto de Ouro”). A ventilação pulmonar é o procedimento mais importante e efetivo na reanimação do RN em sala de parto. 

    B Certa. Aspiração se necessario, APENAS. 

    C Errada. E a saturação???

    D Errada. Pode ser com ar ambiente.

    E Errada. Balão auto inflável não necessita de fonte de gás.

    RESPOSTA: B.

  • A) é fundamental iniciar a ventilação por pressão positiva (VPP) nos três primeiros minutos de vida.

    Correção: naqueles RN em que foram realizados os passos iniciais da estabilização e a avaliação a seguir mostrou respiração ausente ou irregular ou FC <100 bpm, iniciar a VPP nos primeiros 60 segundos após o nascimento e acompanhar a FC pelo monitor cardíaco e a saturação de oxigênio (SatO2) pelo oxímetro de pulso

    B) GABARITO

    C) com o início da VPP com máscara facial, é necessário monitorar somente a respiração do RN.

    Correção: uma vez iniciada a ventilação, recomenda-se o uso da oximetria de pulso para monitorar a oferta do oxigênio suplementar

    D) a VPP, quando necessária em RN com idade gestacional (IG) maior ou igual a 34 semanas, inicia-se com oxigênio suplementar conectado a uma fonte de gás.

    Correção: quando a VPP é indicada no RN ≥34 semanas, iniciar com ar ambiente (oxigênio a 21%).

    E) quando utilizado na sala de parto, o balão autoinflável necessita estar conectado a uma fonte de gás comprimido para funcionar.

    Correção: o balão autoinflável é de baixo custo, sendo o único equipamento de ventilação em sala de parto que não necessita de fonte de gás comprimido para funcionar, devendo estar sempre disponível e pronto para uso em todo nascimento. 

    REFERÊNCIA: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/DiretrizesSBPReanimacaoRNMaior34semanas26jan2016.pdf