SóProvas


ID
4915714
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere os aspectos relacionados à icterícia neonatal e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem ao recém nascido e os aspectos relacionados à icterícia neonatal. 

    A) Incorreto. A icterícia patológica está presente nas primeiras 24 horas de vida com valores de bilirrubina indireta (BI) maiores que 12 mg/dL. 


    B) Incorreto. O termo Kernícterus indica a f
    orma crônica e permanente da encefalopatia bilirrubínica. O RN desenvolve paralisia cerebral atetoide, neuropatia auditiva, displasia dentária, e ocasionalmente, deficiência mental.

    C) Incorreto. No recém-nascido (RN) submetido à fototerapia, a irradiância do aparelho é mensurada/verificada durante toda a terapia, para evitar complicações e queimaduras.



    D) Incorreto. A prevenção da encefalopatia bilirrubínica
    ocorre através da promoção do aleitamento materno, avaliação da icterícia nas primeiras 24 horas de vida (através do BTc ou dos níveis séricos de bilirrubina), reconhecimento dos RN com maior risco de desenvolvimento de hiperbilirrubinemia significativa (observação dos fatores de risco), reavaliação do RN 24 a 72 horas após a alta de acordo com a zona de risco e tratamento adequado com fototerapia ou exsanguineotransfusão quando indicado.

    E) Correto. Fototerapia e exsanguíneo transfusão (EST) são as formas de terapia utilizadas no tratamento da hiperbilirrubinemia.


     

    Resposta do Professor: E.

  • Icterícia fisiológica: entre 48 e 72h de vida devido a imaturidade das células hepáticas ou hemólise exagerada.

    Valor normal de b. indireta e direta > 1,5mg/dl, cada, desde que essas represente mais de 10% do valor da Bilirrubina total

    Se antes de 24h de vida ou valores de BT > 12mg/dl, independente da idade gestacional = investigar processo patológico.

    Fonte: romulo passos

    o termo kernicterus é utilizado de forma alternada com o termo encefalopatia bilirrubínica, sendo que este último diz respeito às manifestações agudas de toxicidade da bilirrubina dentro das primeiras semanas de vida, enquanto que kernicterus diz respeito às sequelas clínicas permanentes da toxicidade bilirrubínica.

    Fonte: Tuasaude

  • O termo kernicterus é reservado á forma crônica da doença, com sequelas clínicas permanentes resultantes da toxicidade da bilirrubina.

  • gab.E

    Fototerapia e exsanguíneo transfusão (EST) são as formas de terapia utilizadas no tratamento da hiperbilirrubinemia.