SóProvas


ID
4915723
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Método Canguru (MC), como parte do cuidado humanizado, visa fundamentamente a mudança de atitude por parte da equipe de saúde e da família no cuidado integral do recém-nascido de baixo peso (RNBP) com necessidade de hospitalização.


Considerando as regras gerais do MC, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem ao recém nascido de baixo peso (RNBP) e o Método Canguru (MC), como parte do cuidado humanizado.

    Considerando as regras gerais do MC o aumento do vínculo mãe-filho, além do estimulo ao aleitamento materno e melhora da qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do RNBP (Letra D)


    A) Incorreto. A realização da posição canguru deve ser feita pela mãe, pai e cuidadores do recém-nascido (RN).


    B) Incorreto. Não é estipulado tempo na posição canguru. Deve-se fazê-lo para promover o vinculo.

    C) Incorreto. O MC tem início logo após o nascimento e não deve terminar com a alta do recém-nascido (RN).

    D) Correto.


    E) Incorreto.  O MC não é um substitutivo da utilização de incubadoras nas unidades neonatais, uma vez que essas são necessárias para o tratamento. Deve-se manter os 2 cuidados.

     

    Resposta do Professor: D.

  • COMENTÁRIOS

    A Feito dos pais ou de outros familiares.

    B Errada. Primeira etapa Período que se inicia no pré‑natal da gestação de alto‑risco seguido da internação do RN na Unidade Neonatal.

    Na segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um “estágio” pré‑alta hospitalar . Na 2ª etapa não se estipula a obrigatoriedade de tempo em posição canguru. 

    Terceira etapa Esta etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio até atingir o peso de 2.500g, dando continuidade à abordagem biopsicossocial.

    C Errada. Vimos que se inicia antes.

    D Certa.

    E Errada. O método descrito não é um substitutivo das unidades de terapia intensiva neonatal, nem da utilização de incubadoras, já que estas situações têm as suas indicações bem estabelecidas

    RESPOSTA: D.