SóProvas


ID
4915726
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabendo-se que a síndrome do desconforto respiratório (SDR), a taquipineia transitóriada do recém-nascido (TTRN), a apneia, a síndrome de aspiração de mecônio (SAM) e a displasia broncopulmonar estão entre os distúrbios respiratórios mais comuns no período neonatal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido (SDR) ou doença de membrana hialina (DMH) acomete principalmente os recém-nascidos pré-termo.

    C) Apneia é definida como uma interrupção do fluxo de ar nas vias respiratórias por um período igual ou superior a 20 segundos

    D) Considera-se grupo de risco para aspiração do mecônio:

    • RN com idade gestacional maior que 40 semanas.

    • RN que sofreu asfixia perinatal.

  • A síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido (SDR) ou doença de membrana hialina (DMH) acomete principalmente os recém-nascidos pré-termo, sendo incomum após 38 semanas de gestação. Alternativa A está errada. 

    A taquipneia transitória do recém-nascido (TTRN) é uma doença respiratória neonatal de curso autolimitado e de boa evolução, acometendo principalmente recém-nascidos a termo ou próximos ao termo. Alternativa B está errada. 

    A apneia é definida como pausa respiratória de duração superior a 20 segundos ou de duração menor que 20 segundos e acompanhada de bradicardia (FC < 100bpm) ou hipoxemia/queda de saturação. Alternativa C está errada. 

    síndrome de aspiração de mecônio SAM é normalmente uma condição do RN a termo, pós-termo ou pré-termo tardio. Alternativa D está errada. 

    Fisiopatologicamente a síndrome do desconforto respiratório (SDR) se caracteriza por déficit de produção de surfactante, o que leva a colapso alveolar progressivo e grave (microatelectasias difusas), com consequente dificuldade de trocas gasosas e hipoxemia. Alternativa E está correta. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nasciso: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.