SóProvas


ID
4916665
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Andrelândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Secretaria de Saúde do município de Andrelândia mantém o estoque individualizado de medicamentos necessários aos postos de saúde, isto é, cada posto de bairro ou distrito mantém seu próprio estoque.
Visando melhorar o desempenho na gestão, o secretário decide centralizar o estoque dos medicamentos em um depósito na sede do município, objetivando assim de forma centralizada obter ganhos com o investimento total e custos de logística.
Assinale a alternativa que indica um ponto que NÃO deve ser alcançado com a centralização dos estoques, contrariando assim os objetivos do gestor, trazendo aumento de custos em vez de redução:

Alternativas
Comentários
  • D - Reduzir o tempo na logística de distribuição e dos custos de frete de entrega.

  • Alguém poderia dar uma Luz?

  • Se centralizar não vai reduzir os custos de frente?

  • Digamos que havia 5 postos de saúde (A, B, C, D e E) e cada posto de saúde tinha seu estoque junto à unidade. O secretário de saúde resolveu, por questões de espaço, concentrar os estoques das unidades A, B, C e D na unidade E.

    Para que as demais unidades recebam seus materiais, haverá, a partir de agora, transporte de suprimentos a partir da unidade E para todas as demais, a saber, A, B, C e D.

    Então, podemos afirmar que:

    • Quando o estoque estava centralizado não havia necessidade de fretagem;
    • Não havendo fretagem, não havia os custos de transportes.

    Assim, a centralização de estoques pode permitir ganhos de escala, redução de recursos humanos para gerenciar os estoques, entre outros, porém, vai aumentar custos de frete e maior tempo de suprimento para as unidades de saúde.

    GAB D