SóProvas


ID
4918543
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Segundo a Lei Maria da Penha, analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

I. Violência física contra a mulher é entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher.
II. Violência moral é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
III. O juiz assegurará a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses, à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. 

    Art. 9º II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses. 

  • Violência física: ofenda a integridade e saúde corporal da mulher

    violência moral: calúnia, difamação ou injuria

    Manutenção trabalhista: afastamento por até 6 messes

    se servidora pública remoção.

  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

    III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

    IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.  

    Art. 9º § 2º O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica:

    I - acesso prioritário à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta;

    II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.

  • GABARITO -D

    I) Tipos de violência:

     1– FÍSICA: ofensa a integridade ou saúde corporal. (lesão corporal)

    2 – MORAL: conduta que enseja Calunia, Difamação ou Injúria.

    3 – PSICOLÓGICA: dano emocional e diminuição da auto-estima; vise degradar ou controlar seus comportamentos mediante ameaças, constrangimentos, humilhações, vigilância constante, insulto, chantagem, limitação do direito de ir e vir = meios que causem prejuízos a saúde psicológica e de autodeterminação.

    4 – SEXUAL: presenciar, manter ou participar de sexo não desejado. Que induza a mulher a comercializar sua sexualidade. Que impeça de usar anticoncepcional; forçar ao matrimônio; forçar a gravidez ou abortolimitar ou anular direitos sexuais ou reprodutivos. É possível a configuração da violência sexual no âmbito conjugal.

    5 – PATRIMONIAL: (não existe violência Material) retenção de objetos; destruição parcial ou total de objetos, documentos pessoais, recursos econômicos. Furto praticado contra a própria esposa poderá ensejar a lei.

  • GABARITO LETRA D - CORRETA

    Todos os itens corretos.

    Fonte: Le11.340/06 (Maria da Penha)

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; (...)

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

    Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso. (...) II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca da Lei Maria da Penha – 11.340/2006, mais precisamente acerca dos tipos de violência, previstas no título II, capítulo II do referido diploma legal. Analisemos os itens:  

    I – CORRETO.  De acordo com o art. 7º, I da LMP, atente-se ao fato de que a ofensa à saúde corporal compreende perturbações fisiológicas ou mentais (que pode ser alterações da atividade cerebral), segundo Renato Brasileiro (2016).

    II- CORRETO. De acordo com o art. 7º, V da LMP; tais crimes que são a injúria, a calúnia e a difamação, em tese, tais crimes seriam de competência do juizado especial criminal, porém a Maria da Penha veda a aplicação da Lei 9.099 nos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher (art. 41).

    III-          CORRETO. O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses, de acordo com o art. 9º, §2º, II da Lei 11.340.   Desse modo, todos os itens estão corretos.  

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA D.  

    Referências bibliográficas:   LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação Criminal Especial comentada. 4 ed. Salvador: Juspodivm, 2016.  
  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • discordo do gabarito, pois se o homem deixa a mulher sem alimentacao por exemplo, ira com certeza prejudica a saude corporal da mesma, mas nao tera violencia fisica.
  • Formas de violência doméstica contra a mulher reconhecidas internacionalmente:

    Violência física (inciso I, artigo 7º):

    - Empurrar, puxar, agarrar, esbofetear, esmurrar, amarrar;

    - Intimidação física (bloqueando as portas, atirando objetos);

    - Perseguição;

    - Uso de armas.

    Violência moral (inciso V, artigo 7º):

    - Ataques contra a moral da vítima;

    - Falsas acusações.

    dentre outras...

    (cartilha saberes do senado)

  • Bizú

    Manutenção tra6alhista: afastamento por até 6 messes