SóProvas


ID
4919653
Banca
FCC
Órgão
TCE-MA
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No ordenamento jurídico vigente, os terrenos de marinha são bens públicos de propriedade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D)

    ___

    (CF/88)Art. 20. São bens da União:

    (...)

    VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;

    ---

    (CC/2002)Art. 102. Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.

    ___

    Súmula 340/STF: DESDE A VIGÊNCIA DO CÓDIGO CIVIL, OS BENS DOMINICAIS, COMO OS DEMAIS BENS PÚBLICOS, NÃO PODEM SER ADQUIRIDOS POR USUCAPIÃO.

  • Art. 20. São bens da União:

    VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;

    Art. 49. A lei disporá sobre o instituto da enfiteuse em imóveis urbanos, sendo facultada aos foreiros, no caso de sua extinção, a remição dos aforamentos mediante aquisição do domínio direto, na conformidade do que dispuserem os respectivos contratos.

    § 3º A enfiteuse continuará sendo aplicada aos terrenos de marinha e seus acrescidos, situados na faixa de segurança, a partir da orla marítima.

  • Art. 49. A lei disporá sobre o instituto da enfiteuse em imóveis urbanos, sendo facultada aos foreiros, no caso de sua extinção, a remição dos aforamentos mediante aquisição do domínio direto, na conformidade do que dispuserem os respectivos contratos.

  • Havendo interesse público sobre o terreno de marinha, mantém-se o domínio pleno com a União. Não havendo tal interesse, aliena-se o domínio útil, pelo aforamento, mantendo-se, com a União, o domínio direto; sendo o terreno de marinha situado fora da faixa de segurança, procede-se a alienação plena, como de resto ocorre com os demais bens dominicais.

    O impedimento de alienar totalmente, recai apenas sobre as marinhas situadas na faixa de segurança, a cem metros a partir da orla, contudo, as marinhas situam-se também em outras regiões. Deste modo algumas marinhas podem ser alienadas plenamente outras não.

    Abraços e bons estudos.