SóProvas


ID
4920574
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Iretama - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo Claval (2009), a paisagem não se apresenta tão somente como um reflexo do funcionamento passado ou presente da sociedade. As relações emocionais entre a paisagem e o observador são analisadas. O papel da paisagem nas estratégias de poder e de dominação é explorado. A significação da paisagem na construção ou na preservação das identidades é ressaltada. O texto descreve a paisagem como um aspecto que se modifica, por ação antrópica. Tendo isso em vista, o que as edificações podem modificar nessa paisagem?

Alternativas
Comentários
  • Deve-se prestar atenção em palavras restritivas como "somente", pois ela nesse caso está excluindo uma linha de pensamento que faz parte do contexto sobre o que se refere à paisagem urbana e restringindo para uma linha de pensamento incompleta ou errada.

    Alternativa "B".

  • CLAVAL, Paul. A revolução pós-funcionalista e as concepções atuais da geografia. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (orgs.). Elementos de espistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009. p. 11- 43 

    Origem: Wikipédia - Paul Claval (, 23 de maio de 1932) é um geógrafo , considerado um dos maiores geógrafos da atualidade.

    Claval é professor na . As suas obras têm sido referência mundial no estudo da geografia e, particularmente no Brasil, contribuído para a discussão de cultura e a disseminação da compreensão das mais diversas formas de manifestações – festejos, como por exemplo o do boi-bumbá, povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros etc. – de modo a permitir uma discussão das problemáticas locais em um período de globalização. Ao lado do geógrafo Milton Santos, ganhou o prêmio , em 1996, equivalente ao prêmio Nobel. Publicou livros em vários idiomas, como por exemplo, “Espaço e Poder”, “Geografia Cultural”, “Princípios de Geografia Social”, “Geografia Econômica” e “A lógica das cidades”.