SóProvas


ID
4920583
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Iretama - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tem-se como sistema ou rede viária o conjunto de vias numa determinada região (ABNT), porém não pode-se considerar somente as vias como componentes desse sistema viário. Quais são os outros componentes considerados como básicos para esse sistema?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", via estrutural, anel de integração, via arterial, via coletora, via local, via para pedestres e ciclovia.

  • 2. DEFINIÇÕES

    Anel viário – via perimetral que envolve uma área urbana.

    Calçada – parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

     

    Ciclofaixa – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica

    .

    Ciclovia – pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

     

    Via arterial primária – via de capacidade e velocidade menores que as vias expressas, com traçado sensivelmente contínuo e interseções predominantemente em nível, atendendo principalmente à mobilidade do tráfego, podendo, contudo, ser permitido o acesso a propriedades adjacentes. Redistribui o tráfego das vias expressas para os seus destinos, até o nível das arteriais secundárias.

     

    Via arterial secundária – via que complementa e interconecta as vias do sistema arterial principal, com menor nível de mobilidade que as vias arteriais primárias.

     

    Via coletora – via que coleta o tráfego das vias locais e o canaliza para as vias arteriais e vice-versa.

     

    Via coletora - distribuidora – via de mão única, de caráter auxiliar, com extensão limitada, paralela à via principal, objetivando: absorver o tráfego que exceda a capacidade da via principal; servir de local para transferência de movimentos conflitantes com o tráfego direto em interseções; concentrar em um só local a saída ou entrada de veículos nas faixas de tráfego direto etc. Geralmente, não proporciona acesso às propriedades adjacentes.

     

    Via expressa primária – via de elevada capacidade e altas velocidades, com duas pistas separadas por canteiro central, com pelo menos duas faixas de tráfego em cada sentido, com controle total de acesso e interseções em desnível.

     

    Via expressa secundária – via de capacidade e velocidade algo restritas, por ação de eventuais interseções em nível e permissão de acesso a determinados tipos de uso do solo.

     

    Via local – via que tem como função principal prover acesso às propriedades adjacentes.

     

    Fonte: DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

    Gabarito: A

    @arquitetamanuprado

  • Vias Estruturais - vias expressas, anel de integração e vias arteriais.

    Vias Complementares - vias coletoras, vias locais, ciclovias e vias para pedestre.

    Alternativa A - Via estrutural (via expressa), anel de integração, via arterial, via coletora, via local, via para pedestres e ciclovia.