SóProvas


ID
4921801
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Se os indivíduos, como mostramos, só agem segundo as necessidades sociais, parece que a sociedade impõe aos homens insuportável tirania. Na realidade, porém, eles mesmos estão interessados nessa submissão; porque o ser novo que a ação coletiva, por intermédio da educação, assim edifica, em cada um de nós, representa o que há de melhor no homem, o que há em nós de propriamente humano [...] (...) Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade”. (Émile Durkheim. Educação e Sociologia, São Paulo, Melhoramentos, 1978. p. 43)

Com base na reflexão, sobre a educação, de Émile Durkheim, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

I. A preocupação de Durkheim com a educação era a de investigar o seu potencial socialmente emancipador.
II. O papel da educação é conscientizar os indivíduos, tendo como horizonte a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.
III. Para Durkheim a educação tem o importante papel de reproduzir a sociedade.
IV. A função social da educação reside na submissão do indivíduo ao coletivo.
V. A função social da educação consiste em questionar a tirania que a sociedade exerce sobre os indivíduos.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  II. O papel da educação é conscientizar os indivíduos, tendo como horizonte a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados. 

    Se essa opção é classificada como Falsa, qual seria o papel da educação?

  • Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto"

  • II. é considerado falsa pois Durkheim não é contra a ordem ou a submissão, para ele a sociedade vem acima do individuo e é a sociedade que molda o individuo. Além disso ele também crê no caráter de identificação do individuo com a sociedade e como a sociedade possui um papel regulador sobre nossas ações.

  • GAB: A

    Vamos lá, há alguns aspectos importantes que precisam ser ditos sobre Émile Durkheim:

    1. Educação para Durkheim é um fato social geral, exterior e coercitivo;

    2. Acreditava em uma concepção geracional (de geração para geração) de educação, que adapta o ser ao social por meio de uma relação sócio-histórica. Portanto, para Durkheim era mais importante adequar o ser ao meio, para se evitar "inadequações", o que o autor chamou de anomia.

    "Não adianta acreditar que podemos educar nossos filhos como quisermos."

    "O homem que a educação deve realizar em nós não é o homem tal como a natureza criou, mas sim tal como a sociedade quer que ela seja; e ela quer que ele seja da forma exigida pela sua economia interior."

    OBS.: Durkheim era francês e devido à Revolução Francesa, tinha enorme temor quanto a mudanças radicais que desestabilizassem pilares culturais.

    3. Durkheim não acreditava na igualdade, para ele a educação necessitava ser una e diversa, formada por sujeitos sociais capacitados para cada tipo de função.

    Ou seja, apesar de Durkheim fazer parte da tríplice da sociologia ocidental, seus pensamentos iam de encontro (oposição) aos pensamentos de Marx, Weber, Gramsci e outros, que acreditavam que a educação deveria servir à emancipação social das classes mais pobres.

    FIQUEM NA PAZ!