SóProvas


ID
4921900
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre as estratégias empresariais, quanto aos modelos de estrutura organizacional, diversas organizações têm buscado se estruturar no modelo de Governança Corporativa.


Quanto a este modelo de organização, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) O modelo de governança corporativa facilita o direcionamento da administração para as expectativas de diversos públicos.

( ) Apesar das vantagens, este modelo gera um distanciamento e dificulta a interação com os públicos de interesse.

( ) A governança corporativa, desde que adequadamente estruturada e com atuação otimizada, tem facilidade e agilidade no processo de identificação, tratamento e operacionalização das questões estratégicas.

( ) Uma das críticas ao modelo de governança corporativa é o baixo nível de transparência nas informações como resultado de sua implementação.

( ) O distanciamento e a complexidade do modelo de governança corporativa dificulta o tratamento de questões éticas e de responsabilidade social.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA D

    (V) O modelo de governança corporativa facilita o direcionamento da administração para as expectativas de diversos públicos.

    (F) Apesar das vantagens, este modelo gera um distanciamento e dificulta a interação com os públicos de interesse.

    (V) A governança corporativa, desde que adequadamente estruturada e com atuação otimizada, tem facilidade e agilidade no processo de identificação, tratamento e operacionalização das questões estratégicas.

    (F) Uma das críticas ao modelo de governança corporativa é o baixo nível de transparência nas informações como resultado de sua implementação.

    (F) O distanciamento e a complexidade do modelo de governança corporativa dificulta o tratamento de questões éticas e de responsabilidade social.

  • Governança corporativa é o conjunto de práticas que tem como objetivo aperfeiçoar o nível da gestão de uma empresa. Sua finalidade é atender os anseios dos públicos de uma organização, de modo a resguardar a sua relevância institucional a longo prazo.

    Vale ressaltar que estão inseridos na concepção de públicos de um negócio seus uncionários, clientes, fornecedores, parceiros, governo, investidores, comunidade ou quaisquer outras pessoas ou instituições que se relacionem com a empresa. Outro nome muito usado pelo mercado para essa definição é o termo stakeholders.

    A seguir, conheça 4 princípios da governança corporativa:

    *Transparência - Todo tipo de decisão ou procedimento dentro de uma empresa tem que ser exposto aos públicos da organização de uma maneira que facilite seu entendimento. Ter uma cultura de transparência é essencial para salvaguardar o bom relacionamento entre o empreendimento e seus stakeholders, a fim de engajá-los a alcançar os mesmos objetivos do negócio.

    *Equidade - Esse princípio envolve a relação de igualdade que deve permear todos os níveis de uma empresa, desde o topo até a base do organograma organizacional. Para tanto, são essenciais canais de comunicação eficientes e abertos para que todos colaborem com suas ideias e considerações. Dessa forma, fica garantida a fluidez dos processos.

    *Prestação de contas - Sem prestação de contas, não há como uma relação de transparência ser estabelecida como princípio dentro de uma empresa. Esse procedimento incrementa o controle e planejamento dos processos da organização, por meio da documentação de todas as tarefas executadas — desde os recursos financeiros até os deveres perante os públicos envolvidos.

    *Responsabilidade Corporativa - Para que uma empresa consiga crescer de forma contínua e bem estruturada, ganhando cada vez mais mercado em seu setor de atuação, ela precisa consolidar uma imagem responsável. Para isso, é preciso ter uma visão global dos impactos das ações da organização no ambiente em que está situada, além da sua relação com as pessoas e com o ecossistema.

  • (F) Apesar das vantagens, este modelo gera um distanciamento e dificulta a interação com os públicos de interesse. - Ao contrário, a Governança corporativa busca o equilíbrio entre os interesses das partes da Organização.

    ( F) Uma das críticas ao modelo de governança corporativa é o baixo nível de transparência nas informações como resultado de sua implementação. - A transparência é um dos princípios que rege não só as Organizações públicas, mas as privadas também.

    ( F) O distanciamento e a complexidade do modelo de governança corporativa dificulta o tratamento de questões éticas e de responsabilidade social.- “A governança corporativa é a continuidade do trabalho da gestão empresarial acrescido de princípios éticos”, afirmou Lauretti. A ética se materializa nos princípios da governança. A transparência favorece o combate à corrupção. A equidade, de acordo com Lauretti, se pratica por meio da meritocracia. A prestação de contas é um direito dos acionistas, que precisa ser exercido, e a responsabilidade corporativa se reflete no impacto das atividades da empresa no meio ambiente, analisa Lauretti.

    fonte: https://www.ibgc.org.br/blog/20-congresso-etica-negocios

  • LETRA D