SóProvas


ID
4921927
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Um estudo da consultoria Deloitte divulgado no início de 2017 aponta o redesenho organizacional como a principal preocupação dos executivos de gestão de pessoas globalmente, sendo citado por 92% dos entrevistados como uma tendência “importante” ou “muito importante”. No Brasil, 94% dos líderes de RH consideram o tema uma prioridade. “A velocidade nas respostas é o tom dessa urgência. As companhias precisam se reinventar para ter fluidez”, diz Roberta Yoshida, sócia na área de gestão de capital humano da Deloitte” (VOCÊ RH – 31/01/2018).


Analise as proposições e complete os espaços de acordo com os modelos de estrutura organizacional.


I. Nos últimos anos, a estrutura __________ foi considerada a principal arma das companhias que precisavam de agilidade e não suportavam mais a estrutura piramidal (Adaptado de VOCÊ RH – 31/01/2018).

II. Ainda vivemos imersos em modelos hierárquicos tradicionais que engessam o fluxo de ideias e o espaço de contribuição das pessoas. Esses modelos __________, baseados no poder, emanado do topo, pouco favorecem a inovação (Adaptado de ZERO HORA, 21/06/2018).

III. O presidente de uma multinacional alemã, com operação no Brasil, reconheceu, recentemente, que a companhia busca novas opções de organização. “Esse modelo não traça de forma clara as estruturas e faz com que os funcionários percam muito tempo reportando-se aos chefes”, diz o executivo, que prefere não se identificar. Para ele, é mais fácil convencer os subordinados em um organograma hierárquico do que em um ___________ (Adaptado de EXAME – 31/01/2018).


Assinale a alternativa que completa os espaços corretamente, na sequência. 

Alternativas
Comentários
  • A delegação é sempre onerosa, embora p/ o caso dos posseiros de comunidades locais, a licitação possa ser dispensada

  • Gab. C

    Estrutura linear é baseada no comando único e direto. Pode tornar-se autocrática provocando rigidez na disciplina, bitolando e dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas. Ademais, esse tipo de estrutura exagera a função de chefia e de comando, pois pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e saber tudo. Como características, podemos citar: Autoridade linear ou única. Linhas formais de comunicação. Centralização das decisões. Aspecto piramidal.

    A estrutura matricial essencialmente combina duas formas de departamentalização - a funcional com a de produto ou projeto. Tal característica cria uma delicada balança de duplo poder e introduz conflitos inevitáveis de duplicidade e subordinação, pois cada departamento passa a ter uma dupla subordinação e os funcionários seguem orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produtos/projeto simultaneamente. 

    Fonte: CHIAVENATO, Teoria Geral da Administração

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os tipos de estrutura organizacional. Vejamos ver qual das estruturas se encaixa nas situações narradas. Vamos lá.

    I. Nos últimos anos, a estrutura MATRICIAL foi considerada a principal arma das companhias que precisavam de agilidade e não suportavam mais a estrutura piramidal (Adaptado de VOCÊ RH – 31/01/2018).

    A estrutura matricial é marcada por seu um modelo misto, que apresenta uma estrutura funcional com uma de projetos ou produtos. Seu objetivo é juntar os benefícios dessas estruturas (funcional + projetos ou produtos), juntando, para isso, especialistas dessas áreas nos projetos ou produtos necessários (Rennó, 2013).

    II. Ainda vivemos imersos em modelos hierárquicos tradicionais que engessam o fluxo de ideias e o espaço de contribuição das pessoas. Esses modelos PIRAMIDAIS, baseados no poder, emanado do topo, pouco favorecem a inovação (Adaptado de ZERO HORA, 21/06/2018).

    O aspecto piramidal, típico de organizações lineares, surge da existência de linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre o superior e seus subordinados, como aponta Chiavenato (2014).

    III. O presidente de uma multinacional alemã, com operação no Brasil, reconheceu, recentemente, que a companhia busca novas opções de organização. “Esse modelo não traça de forma clara as estruturas e faz com que os funcionários percam muito tempo reportando-se aos chefes”, diz o executivo, que prefere não se identificar. Para ele, é mais fácil convencer os subordinados em um organograma hierárquico do que em um MATRICIAL (Adaptado de EXAME – 31/01/2018).

    Creio que a facilidade (em uma estrutura linear) relatada pelo presidente da multinacional citada se refira à facilidade gerada pela clara delimitação de responsabilidades, bem como pela estrutura mais simples e de fácil compreensão. No modelo hierárquico é bem definido quem manda e quem obedece. O convencimento no modelo matricial pode ser mais difícil pela presença de especialistas de duas áreas (funcional + projetos ou produtos), ou seja, a autoridade é dual. Isso torna o convencimento mais difícil do que no modelo linear, que é só mandar fazer e obedecerão.

    Após analisar os itens apresentados, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.