SóProvas


ID
4923568
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos sistemas de lagoas de estabilização, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. O grau de energia introduzido é suficiente para garantir a oxigenação da lagoa e manter os sólidos em suspensão e a biomassa dispersos na massa líquida. Devido a isto, o efluente que sai de uma lagoa aerada de mistura completa, possui uma grande quantidade de sólidos suspensos e não é adequado para ser lançado diretamente no corpo receptor. Para que ocorra a sedimentação e estabilização destes sólidos é necessária a inclusão de unidade de tratamento complementar, que neste caso, são as lagoas de decantação.  

    B) Errada. O tempo de detenção hidráulica de lagoas facultativas é compreendido entre 5 a 10 dias.

    C) Certa. A eficiência de remoção de DBO por uma lagoa anaeróbia é da ordem de 50% a 60%. Como a DBO efluente é ainda elevada, existe a necessidade de uma outra unidade de tratamento. Neste caso esta unidade constitui-se de uma lagoa facultativa, porém esta necessitará de uma área menor devido ao pré-tratamento do esgoto na lagoa anaeróbia. O sistema lagoa anaeróbia + lagoa facultativa representa uma economia de cerca de 1/3 da área ocupada por uma lagoa facultativa trabalhando como unidade única para tratar a mesma quantidade de esgoto.

    D) Errada. A eficiência de remoção de nitrogênio amoniacal, em lagoas facultativas, é superior a 60%.

    E) Errada. No dimensionamento das lagoas facultativas o principal parâmetro é a taxa de aplicação superficial (TAS), calculada na necessidade de se ter determinada área de exposição à luz solar na lagoa, para ocorrência da fotossíntese. Outros parâmetros: profundidade, tempo de detenção e geometria.