SóProvas


ID
4923610
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A rede de distribuição de água consiste em tubulações e órgãos acessórios utilizados para disponibilizar água potável de forma contínua em quantidade, qualidade e pressão adequadas aos consumidores. Analise as proposições relacionadas às redes de distribuição.


I. Em uma rede classificada como malhada, as tubulações formam anéis ou blocos possibilitando abastecer qualquer ponto do sistema por um único caminho.

II. O fornecimento de água para a rede de distribuição pode ser feito através de reservatório elevado, apoiado, semi-enterrado ou enterrado; estação elevatório; ou tanque hidropneumático.

III. O cálculo da vazão de dimensionamento da rede de distribuição considera, entre outras variáveis, o coeficiente da hora de maior consumo.

IV. O dimensionamento da rede de distribuição, segundo a NBR 12218/1994 da ABNT, deve considerar a pressão estática mínima de 500 kPa e a pressão dinâmica máxima de 100 kPa.

V. O método de correção de vazões de Hardy-Cross pode ser utilizado para o dimensionamento de redes malhadas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    I. Em uma rede classificada como malhada, as tubulações formam anéis ou blocos possibilitando abastecer qualquer ponto do sistema por um único caminho. (vários caminhos)

    IV. O dimensionamento da rede de distribuição, segundo a NBR 12218/1994 da ABNT, deve considerar a pressão estática mínima de 500 kPa e a pressão dinâmica máxima de 100 kPa. (A pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa, e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa)