SóProvas


ID
4923925
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei n° 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos civis da união, autarquias e fundações públicas federais, assinale (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

( ) A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
( ) O abandono de cargo é configurado pela ausência intencional do servidor ao serviço por mais de sessenta dias consecutivos.
( ) Os prazos previstos na lei nº 8.112/90 são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.
( ) O servidor será punido com advertência nos casos de incontinência pública e conduta escandalosa na repartição.

A ordem correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre diversos temas dispostos na Lei nº 8.112/90. Partiremos para o julgamento dos itens:

    (V) "A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa".

    A assertiva está de acordo com o disposto no Art. 143.

    Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    (F) "O abandono de cargo é configurado pela ausência intencional do servidor ao serviço por mais de sessenta dias consecutivos".

    Não são 60 dias! O correto seria citar 30 dias, conforme dispõe o art. 138.

    Art. 138.  Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.

    (V) "Os prazos previstos na lei nº 8.112/90 são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento".

    A assertiva está correta em relação à contagem de prazos da Lei nº 8.112/90.

    Art. 238.  Os prazos previstos nesta Lei serão contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.

    (F) "O servidor será punido com advertência nos casos de incontinência pública e conduta escandalosa na repartição".

    A punição relacionada à essa conduta é a demissão e não uma mera advertência.

     Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

     V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    Portanto, a sequência correta é: V, F. V e F.

    GABARITO: LETRA A

  • A presente questão trata de tema afeto ao regime jurídico dos servidores públicos federais, previsto na Lei 8.112/1990.

     
    Passemos a analisar cada uma das afirmações:

    (V) a lei 8.112/1990 determina que:


    “Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa".


    Assim, verdadeira a assertiva.


    (F) conforme Art. 138, configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.


    Assim, falsa a assertiva.


    (V) a lei 8.112/1990 prevê que os prazos serão contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.


    Assim, verdadeira a assertiva.


    (F) diante das condutas de incontinência pública e escandalosa na repartição, caberá a demissão do servidor público. Vejamos:


    “Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:


    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição".

     

    Assim, falsa a assertiva.

     



    Considerando que a sequência é V-F-V-F, correta a letra A.



     

    Gabarito da banca e do professor: letra A

  • Gabarito A

    V – F – V – F

    ( F) O abandono de cargo é configurado pela ausência intencional do servidor ao serviço por mais de sessenta dias consecutivos.

    Configura-se abandono de cargo (art. 138): “a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos”.

    (F) O servidor será punido com advertência nos casos de incontinência pública e conduta escandalosa na repartição.

    Pena de demissão>>>incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:(...)

    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

  • Vale lembrar que: De acordo com o Manual de Processo Administrativo Disciplinar da CGU, incontinência é a falta de moderação, de comedimento. A incontinência de conduta é a maneira desregrada de viver. Trata-se da pessoa depravada, de procedimentos vulgares, escandalosos, que chocam os valores morais e os costumes. Para a caracterização da infração funcional, o inciso exige que a incontinência seja pública, isto é, que seja praticada na presença de outras pessoas. Além disso, a incontinência deve ocorrer no âmbito da repartição, ou, pelo menos, estar relacionada com o exercício das atribuições do servidor. Assim, o comportamento do servidor em sua vida privada não é alcançado pelo dispositivo em comento. Por outro lado, a incontinência praticada fora da repartição, mas relacionada ao exercício das atribuições do servidor público, pode ocasionar a incidência da norma.
  • De qualquer modo a 2 estaria errada, já que são 60 dias e não mais de 60:

    Art. 139.  Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por SESSENTA DIAS, interpoladamente, durante o período de doze meses.

  •  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    O abandono de cargo é configurado pela ausência intencional do servidor ao serviço por mais 30 DIAS

    Os prazos previstos na lei nº 8.112/90 são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    O servidor será punido com DEMISSÃO nos casos de incontinência pública e conduta escandalosa