Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a liderança situacional. Neste caso, assinalemos a alternativa que contém a afirmativa correta.
A liderança situacional é um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder.
Esse modelo considera a maturidade dos liderados para que o melhor estilo de liderar seja adotado, sendo que:
M1: maturidade baixa. Aqui a desgraça tá feita. O liderado não possui nem competência nem motivação suficiente para desempenhar suas atividades.
M3 e M2: maturidade mediana:
- Em M2, o funcionário até possui motivação, mas lhe falta competência para o desempenho das suas tarefas.
- Em M3, é o contrário, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado para isso.
M4: maturidade alta: o indivíduo além de possuir competência, está motivado.
Partindo da premissa de que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:
Partindo da premissa de que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:
- DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.
- PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.
- COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.
- DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.
Dito isso, podemos considerar a alternativa "D" como a correta. Em relação ao que a opção "B" apresenta, vemos ali um foco no líder, não no liderado.
GABARITO: D
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.