SóProvas


ID
4925749
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) consolidou sua diferença com a teoria freudiana e construiu a Psicologia Analítica, na qual ele se interessava mais pelos aspectos culturais e religiosos e pela produção de símbolos. Tal teoria explica que há um inconsciente coletivo, que congrega e sintetiza a cultura humana.

I- Quando uma criança nasce, recebe como herança cultural o repertório desse inconsciente coletivo

PORQUE

II - essa base cultural tem como elemento-base os arquétipos, que são elementos antigos que tiveram a função de criar as condições para a compreensão da alma humana.

Ao analisar as afirmações acima, conclui-se que,

Alternativas
Comentários
  • B

  • Jung complementou essa ideia ao afirmar que o inconsciente também é dividido em duas camadas; uma pessoal e outra coletiva. Ele acreditava que o inconsciente pessoal armazena informações esquecidas e memórias reprimidas de um sujeito.

    Com relação ao inconsciente coletivo, Jung acreditava que o homem não nasce uma tabula rasa. Para ele, nós chegamos no mundo munidos de padrões de comportamentos que foram formados a partir de repetições de experiências vividas por várias gerações e que ficaram guardadas no nosso inconsciente coletivo.

    Esse arquétipo é a imagem que nós passamos de nós mesmos para as outras pessoas. A persona não corresponde de forma perfeita a quem nós somos e não revela todos os traços de nossa personalidade. Isso porque ela está conformada às normas da sociedade.

    O arquétipo da Grande Mãe está relacionado aos comportamentos e às representações que foram feitos da figura materna ao longo do tempo, que podem ser positivos ou negativos. Assim sendo, a mãe é vista tanto como fonte da vida quanto como detentora do poder de destruição.

    Esse arquétipo consiste em características de nós mesmos que escondemos de outras pessoas. Nós não a aceitamos e elas ficam reprimidas no nosso inconsciente. Jung entendia que é necessário reconhecer essas características para que sejamos inteiros de fato.

    O arquétipo do Velho Sábio é a representação da sabedoria. Ele motiva as pessoas a conhecerem os mistérios da vida e também a procurarem por pessoas que exerçam o papel de liderança sobre si.

    Esses arquétipos são a imagem espelhada do nosso sexo biológico. Assim sendo, o Animus é a energia masculina que existe na mulher (lado racional) e a Anima é a energia feminina que existe no homem (o lado emocional). Pode ser muito difícil para algumas pessoas reconhecerem a Anima ou o Animus em si.

    O arquétipo do herói é aquele que vence os seus objetivos ou então que é subjugado. Ele frequentemente busca reprimir a sombra a fim de alcançar o bem da sociedade.

    Esse arquétipo é uma tendência que nós temos de buscar o estado de autorrealização, autoconhecimento e equilíbrio.