-
CERTO
Os objetivos e medidas do Balanced Scorecard - BSC - derivam da visão futura e da estratégia da organização para propiciar uma avaliação do desempenho organizacional que inclui aspectos financeiros e não financeiros, funcionando como base para um sistema de medição , uma vez que mostra os resultados passados e os fatores q o produziram, além de permitir uma visão balanceada e associada à estratégia, o que fomenta a gestão estratégica.
-
-
BSC é uma metodologia que se baseia no equilíbrio organizacional e se fundamenta sobre quatro perspectivas diferentes: finaceira, perspectiva do cliente, perspectiva de processos internos e perspetiva de inovação.
-
O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem. O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.
As experiências de aplicação do BSC revelam que executivos arrojados utilizam o BSC não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizagem estratégica.
O BSC não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta de gestão sob a qual orbita um novo modelo organizacional chamado de Organização Orientada para a Estratégia. Nessas organizações, o BSC é utilizado para alinhar as unidades de negócio, as unidades de serviço compartilhado, as equipes e os indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, ou seja, alinhá-los à estratégia da empresa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
-
Certo.
O Balanced Scorecard traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados
através de indicadores para informar aos funcionários sobre os vetores do sucesso atual e
futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados,
os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos
das pessoas na empresa inteira, para alcançar os objetivos de longo prazo. (KAPLAN e
NORTON, 1997, p. 25).
-
BSC é um instrumento da gestão estratégica cujo enfoque não está em longo, médio ou curto prazo, mas sim no enfoque de melhoria contínua.
O BSC está pautado em indicadores de desempenho e focaliza 4 (quatro) vetores que são as perspetivas: FINANCEIRA, DO CLIENTE, DOS PROCESSOS INTERNOS e DA INOVAÇÃO (ordem que deve ser seguida).
Detalhe: para a administração pública não se fala em perspectiva financeira, mas FIDUCIÁRIA. Sendo que ela se encontra no mesmo nível da perspectiva do cliente.
-
O Balanced Scorecard pode ser entendido como um
modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e
estratégias a um conjunto equilibrado
de indicadores – financeiros e não financeiros.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
-
O BALANCED SCORECARD (BSC) é uma ferramente de gestão estratégia organizacional utilizada para medir o desempenho organizacional mediante quatro perspectivas, quais sejam, FINANCEIRAS, PROCESSOS INTERNOS, CLIENTE E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL.
Juntamento com a missão, visão e metas estratégias organizacionais, o BSC reflete os objetivos de longo prazos, assim como de curto prazo, estabelecendo medidas financeiras e não financeiras, interna e externas de desempenho.
-
O BSC É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO POR MEIO DA QUAL UMA ORGANIZAÇÃO IDENTIFICA E EQUILIBRA METAS ASSOCIADAS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS, HARMONIZANDO SEUS COMPROMISSOS DE CURTO PRAZO COM OS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO. EM OUTRAS PALAVRAS, O BSC POSSIBILITA QUE AS DECISÕES VINCULADAS ÀS ATIVIDADES DIÁRIAS (OPERACIONAIS) POSSAM ESTAR ALINHADAS COM A ESTRATÉGIA E A VISÃO ORGANIZACIONAL.
GABARITO CERTO