SóProvas


ID
4927648
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    FONTE: CF 1988

  • D) CORRETO.

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativoo Executivo e o Judiciário.

    PERTENCELEMOS!

  • Exige-se conhecimento acerca dos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a" incorreta: “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º, IV, da Constituição Federal de 1988.

    Alternativa “b" incorreta: de modo diverso ao contido nessa afirmativa, o art. 3º, III, da CF/88, assim determina: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

    Alternativa “c" incorreta: “ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”, conforme o art. 5º, inciso XX, da Constituição Federal de 1988.

    Alternativa “d" correta: conforme a CF/88, temos que, art. 2º “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

    Alternativa “e" incorreta: “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, conforme o art. 5º, inciso III, da Constituição Federal de 1988. Também no art. 5º da Convenção Americana de Direitos Humanos está previsto que "ninguém deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruéis, desumanos ou degradantes".

    GABARITO: D.

  • Art. 2, Constituição Federal: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Gabarito: D

    Conheça o maior e melhor material de estudos de Direito Constitucional. São centenas de questões comentadas e bônus exclusivos para ajudar você a conquistar sua sonhada vaga no concurso público! Confira no link abaixo:

    https://go.hotmart.com/F28763278J

  • Cabe o reforço para não errar:

    Não existe Judiciário Municipal.

    Bons estudos!

  • As bancas às vezes elaboram questões tão difíceis que ninguém acerta. Outras elaboram questões tão fáceis que ninguem erra!

  • questão retirado do maternal

  • Gentee!!!! queria que minha prova fosse assim!!! kkkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO: D

    > Art. 2°, CF: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. (Princípio da separação dos Poderes).

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • embora pareça ser uma questão simples, fiquem sempre atentos aos detalhes.

    O Judiciário é um dos poderes da União.

  • Fundamentos   

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Separação dos poderes

    Art. 2º São Poderes da Uniãoindependentes e harmônicosentre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos 

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • toda prova tem questão assim, pelo menos uma. O caldo engrossa pra passar dos 50 pontos kkk

  • Que alternativas são essas??

  • gente, passada com as questões de constitucional dessa prova

  • A questão exige o conhecimento da literalidade dos princípios fundamentais da Constituição Federal, além de conhecimentos sobre direitos e garantias, que estão esparsos no texto constitucional.

    O art. 1º da CRFB aduz que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, apresentando os seguintes fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político.
     

    Um ponto importante é que as alternativas mencionam objetivos, direito social e fundamentos do país. Portanto, a leitura atenta da Constituição Federal é essencial para não haver confusão no momento da resposta.


    Nesse sentido, o artigo 3º da Constituição Federal versa sobre os objetivos do país, que são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Por sua vez, o artigo 4º da Constituição Federal elenca uma série de princípios que regerão o Brasil nas relações internacionais: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e, por fim, concessão de asilo político.


    Passemos a analisar as alternativas.

    A alternativa "A" está errada, pois não há razoabilidade em ser dito que a República Federativa do Brasil buscaria promover preconceitos. O artigo 3, IV, da CRFB dispõe que é objetivo do país promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

    A alternativa "B" está errada, pois um dos objetivos da República Federativa do Brasil é justamente o de erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, conforme artigo 3º, III, da CRFB.

    A alternativa "C" está errada, uma vez que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado", conforme o art. 5º,  XX, da CRFB.
     

    A alternativa "D" está correta, pois o Judiciário, bem como o Legislativo e o Executivo são pertencentes à União e são harmônicos entre si, conforme artigo 2º da CRFB.

    A alternativa "E" está errada, uma vez que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante", conforme o art. 5º,  III, da CRFB.



    Gabarito: Letra D.
  • Judiciário é um dos poderes da União.

  • Essa banca ta de brincadeira, tem nem graça responder kk

  • Tão fácil que fiquei um bom tempo lendo a questão para saber se não é pegadinha kkkkkkkk

  • mas que bancazinha mequetrefe hein

  • aaahh como eu queria uma questão desse nível na minha prova kkkkkkkk aliás, nao apenas uma kkkkk

  • por que que as minhas provas não tem questões como essa kkk cespe eu te odeio

  • GAB. D

    O Judiciário é um dos poderes da União.

  • A Constituição de 1988 diz que ninguém será submetido a tortura no Brasil, mas esse dispositivo constitucional só foi regulamentado quase uma década depois, em 7 de abril de 1997

    Fonte: Agência Senado

  • Cruzes!

  • queria esse tipo de questão na minha prova

  • Gabarito comentado para uma questão ridícula dessas e outras que não entendemos não tem. Atentem-se QC!!!