-
Às vezes, as questões do CESPE são pequenas aulas. Vale a pena anotar a definição para referência futura.
Excelente.
-
GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos. Está normalmente vinculada à análise SWOT, da análise de ambiente de marketing da área de gestão.
Matriz GUT
Esta matriz é uma forma de se tratar problemas com o objetivo de priorizá-los. Leva em conta a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema.
Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
-
Balanced Scorecard – BSC é um modelo de gestão estratégica onde tudo pode se tornar um diferencial competitivo quando conhecido, medido e avaliado. É uma ferramenta utilizada para melhorar a interação da empresa com o ambiente e para direcionar as ações de longo prazo. Ou seja, nessa questão as palavras-chaves utilizadas pelo Cespe foram: indicadores (que também pode vir como direcionadores) e longo tempo (entende-se longo prazo). Lembro ainda que os indicadores podem ser financeiros e não financeiros. (Fonte: Livro de Administração Pública de Augustinho Paludo)
-
Indicadores:
- É um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros que apontam e fornecem informações sobre o estado de um fenômeno, com uma extensão significativa.
- Indicador é uma medida quantitativa (um número) atribuído a determinado objeto.
-
Para os não assinantes do QC:
GABARITO: CERTO
-
Pode-se dizer que os indicadores têm duas funções básicas:
1) de descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento e
2) de analisar as informações presentes com base nas anteriores, de modo a realizar proposições valorativas para a melhoria de diferentes pontos.
De forma mais geral, os indicadores servem para:
1. Mensurar os resultados e gerir o desempenho;
2. Embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada de decisão;
3. Contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
4. Facilitar o planejamento e o controle do desempenho; e
5. Viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização e do desempenho de diversas organizações atuantes em áreas ou ambientes semelhantes.
Prof Carlos Xavier
-
Achei que estava errada por falar "Indicador é uma função".
-
Indicador é uma função que permite que se obtenham informações sobre características, atributos e resultados de um produto, processo ou sistema ao longo do tempo.
Índice é o valor numérico do indicador em um determinado momento
Logo:
No processo organizacional, o ÍNDICE utilizado na avaliação de um curso para capacitação de servidores de um órgão público corresponde a um valor numérico, e o INDICADOR depende do número de concluintes dividido pelo total de matriculados no curso. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010)
-
Os indicadores da matriz GUT avaliam tendência, urgência e gravidade.
-
Não há dúvidas que indicador é um instrumento utilizado para mensurar/acompanhar diversas características, atributos e resultados dos diversos processos na organização. Contudo, note que a banca falou que “indicador é uma função” e isso pode ter gerado uma certa dúvida no candidato.
Isso porque um dos elementos do indicador é fórmula, o que poderíamos entender como sinônimo de função. Logo, sendo bem “técnico” indicador é composto por uma fórmula/função de forma que indicador e função não são tecnicamente a mesma coisa. A banca considerou o enunciado correto.
Gabarito: CORRETO