"A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse Modelo encontra-se alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea de excelência em gestão pública, adotados em mais de 120 países. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública." (Administração Pública; Augustinho Paludo, 2013)
Cara, dica de amigo? Apareceu "binômio" ou "alicerçado" na questão, abra bem o olho: a chance de estar pedindo esses dois fundamentos é de 98,47% (segundo o IBOPE). E agradeça, porque não tem mistério nenhum! É só lembrar que a administração pública se baseia na gestão contemporânea e, claro, sem deixar de obedecer aos princípios constitucionais que a regem.
(Antes que perguntem, a parte da porcentagem/IBOPE é só brincadeirinha, tá?! Foi só pra descontrair rsrsrs)
Espero ter contribuído.
Bons estudos, galera!
2013
O MEG® é embasado em fundamentos expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativamente ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais.
certa
mas o pior mesmo é decorar os fundamentos e o que cada um faz
2016
No programa GESPÚBLICA — modelo de excelência em gestão pública —, pensamento sistêmico é um fundamento que consiste
a) na compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas.
b) na busca contínua por novos patamares de conhecimento individual e coletivo, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.
c) no alcance de resultados consistentes que assegurem aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
d) nas relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco principal na sociedade.
e) na indicação do rumo da organização e na constância de propósitos que a mantêm nesse rumo, estando diretamente relacionado à capacidade de se estabelecer um estado futuro desejado para a organização.