SóProvas


ID
492853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de avaliação da gestão pública, julgue os itens

A grande ênfase do GESPÚBLICA no processo de avaliação é a descrição do porquê de determinada prática ou processo ter sido desenvolvido, visando-se, desse modo, encontrar os responsáveis pela prática bem ou malsucedida.

Alternativas
Comentários
  • au meu ver questão errada,pois o GESPÚLICA visa o melhor funcionamento da adm publica  para com o cidadão,pelo implemento de objetivos e metas. 
  • bom o comentario do colega...

    a grande ENFASE do Gespublica não é essa,é traçar uma meta em que seja possivel alcançar os melhores resultados na gestão publica.
  • DECRETO Nº 5.378 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2005.

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e

     

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

    Art. 3o Para consecução do disposto nos arts. 1o e 2o, o GESPÚBLICA, por meio do Comitê Gestor de que trata o art. 7o, deverá:

    I - mobilizar os órgãos e entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização;

    II - apoiar tecnicamente os órgãos e entidades da administração pública na melhoria do atendimento ao cidadão e na simplificação de procedimentos e normas;

    III - orientar e capacitar os órgãos e entidades da administração publica para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão; e

    IV - desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública, da capacidade de atendimento ao cidadão e da eficiência e eficácia dos atos da administração pública federal.

  • Segundo Augustinho Paludo:

    A Gespública tem como objetivos melhorar o serviço e aumentar a competitividade, além ter ter uma gestão voltada para resultados e orientada para o cidadão. Visa a eficiência, eficácia e efetividade. Por isso, as Gespública utiliza as seguintes ferramentas:

    1 - avaliação (grau de aderência dos processos gerenciais de um ente público em relação ao Modelo/critérios de excelência em Gestão Pública.
    2 - carta de serviço
    3 - padrão de pesquisa de satisfação
    4 - guia de gestão de processos
    5 - simplificação

    Portanto, o foco da avaliação não é o motivo por que determinado processo foi desenvolvido, mas se o ente público conseguiu atingir o modelo de gestão pública orientada a eficiencia, eficacia e efetividade.
  • GESPÚBLICA - é uma política pública formulada para a gestão, que está alicerçada em um modelo de gestão pública singular que incorpora à dimensão técnica, própria da administração, a dimensão social, até então, restrita à dimensão política. é uma política formulada a partir da premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não pode e não deve deixar de ser pública. 
  • A avaliação da gestão pelo Gespública não busca realizar uma caça às pessoas responsáveis por práticas positivas ou negativas de gestão. O objetivo está em verificar se as práticas adotadas nas organizações participantes aderem ou não ao modelo proposto.  Errado!
    Bons estudos!
  • A grande ênfase do GESPÚBLICA no processo de avaliação é a descrição do porquê de determinada prática ou processo ter sido desenvolvido, visando-se, desse modo, encontrar os responsáveis pela prática bem ou malsucedida.

    1º - (
     é a descrição do porquê de determinada prática ou processo ter sido desenvolvido) -> O porque de certa prática ou processso ter sido desenvolvido já foi definido no planejamento. Não se implementam práticas aleatórias para depois analisar o por que de ela ter sido impelmentada. Isso não tem cabimento.

    2º - Como a colega disse acima, encontrar os responsáveis é "apontar dedos" e esse não é o objetivo da avaliação, mas sim apurar o resultado, saber se as práticas desenvolvidas foram responsáveis para a consecução dos objetivos, como previamente planejado. 
  • Merece destaque que os requisitos de todas as alíneas dos critérios no Instrumento para Avaliação da Gestão Pública são compostos por perguntas que começam com a palavra “Como”, e não “PORQUÊ”, que solicita a descrição das “práticas de gestão” e os seus respectivos “padrões de trabalho”.

    Assim, observe o modelo de excelência em gestão pública, que adota os seguintes critérios (oito) - (Instrumento para Avaliação da Gestão Pública):

    CRITÉRIO 1 – LIDERANÇA: Este Critério examina a governança pública e a governabilidade da organização, incluindo aspectos relativos à transparência, eqüidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Também examina como é exercida a liderança, incluindo temas como mudança cultural e implementação do sistema de gestão da organização. O Critério aborda a análise do desempenho da organização enfatizando a comparação com o desempenho de outras organizações e a avaliação do êxito das estratégias.

    CRITÉRIO 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS: Este critério examina como a organização, a partir de sua visão de futuro, da análise dos ambientes interno e externo e da sua missão institucional formula suas estratégias, as desdobra em planos de ação de curto e longo prazos e acompanha a sua implementação, com vistas ao atendimento de sua missão e à satisfação das partes interessadas.

    CRITÉRIO 3 – CIDADÃOS: Este critério examina como a organização, no cumprimento das suas competências institucionais, identifica os cidadãos-usuários dos seus serviços e produtos, conhece suas necessidades e avalia a sua capacidade de atendê-las, antecipando-se a elas. Aborda também como ocorre a divulgação de seus serviços, produtos e ações para fortalecer sua imagem institucional e como a organização estreita o relacionamento com seus cidadãos-usuários, medindo a sua satisfação e implementando e promovendo ações de melhoria.

    CRITÉRIO 4 – SOCIEDADE: Este critério examina como a organização aborda suas responsabilidades perante a sociedade e as comunidades diretamente afetadas pelos seus processos, serviços e produtos e como estimula a cidadania. Examina, também, como a organização atua em relação às políticas públicas do seu setor e como estimula o controle social de suas atividades pela Sociedade e o comportamento ético.

    CONTINUA...

  • CRITÉRIO 5 – INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO: Este critério examina a gestão das informações, incluindo a obtenção de informações comparativas pertinentes. Também examina como a organização identifica, desenvolve, mantém e protege os seus conhecimentos.

    CRITÉRIO 6 – PESSOAS: Este critério examina os sistemas de trabalho da organização, incluindo a organização do trabalho, a estrutura de cargos, os processos relativos à seleção e contratação de pessoas, assim como a gestão do desempenho de pessoas e equipes. Também examina os processos relativos à capacitação e desenvolvimento das pessoas e como a organização promove a qualidade de vida das pessoas interna e externamente ao ambiente de trabalho.

    CRITÉRIO 7 – PROCESSOS: Este critério examina como a organização gerencia, analisa e melhora os processos finalísticos e os processos de apoio. Também examina como a organização gerencia o processo de suprimento, destacando o desenvolvimento da sua cadeia de suprimento. O critério aborda como a organização gerencia os seus processos orçamentários e financeiros, visando ao seu suporte.

    CRITÉRIO 8 – RESULTADOS: Este critério examina os resultados da organização, abrangendo os orçamentário-financeiros, os relativos aos cidadãos-usuários, a sociedade, as pessoas, aos processos finalísticos e processos de apoio, assim como os relativos ao suprimento. A avaliação dos resultados inclui a análise da tendência e do nível atual de desempenho, pela comparação com o desempenho de outras organizações.

    Equipe Canal das Questões

  • A ferramenta de gestão avaliação continuada visa avaliar a gestão de uma
    organização pública, verificando o grau de aderência de seus processos gerenciais
    em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa
    Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Portanto, o processo
    de avaliação não tem o objetivo de encontrar os responsáveis pela prática.
    Gabarito: ERRADO ;-)
  • A avaliação da gestão pelo Gespública não busca realizar uma caça às pessoas responsáveis por práticas positivas ou negativas de gestão. O objetivo está em verificar se as práticas adotadas nas organizações participantes aderem ou não ao modelo proposto.

  • O processo de avaliação (na GESPÚBLICA) não tem como objetivo encontrar os responsáveis pela prática bem/mal sucedida, mas sim servir como um INSUMO para MELHORIA CONTINUA dos processos/procedimentos/projetos.