-
A reforma tinha um caráter descentralizador, tanto que o decreto dedica um capitulo ao tema (Capitulo III)
-
A descentralização foi uma das características do Decreto Lei n° 200/1967, além da delegação de poderes.
-
O Decreto Lei 200/67 trás alguns princípios
1)Planejamento
2)Coordenação
3)Descentralização
4)Delegação de Competência
5)Controle
O Decreto 200/67 foi a primeira tentativa de superação da rigidez da administração burocrática, estabelecendo os conceitos de planejamento, descentralização, delegação da autoridade, coordenação e controle na administração pública brasileira. A partir deste período, há um grande crescimento do Estado, por via indireta, até a década de 80 (Bresser Pereira, 1996).
-
O decreto-lei 200/67 promoveu a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.
Como princípios de racionalidade administrativa, foram instituídos o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (através dos processos de desconcentração e descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle.
-
Reforma realizada pelo DL nº 200/1967
Centralização --------------------- Política e de Recursos
Descentralização ---------------------- Administrativa
No âmbito administrativo houve descentralização. Já no âmbito federal e político houve uma centralização de poder
pelo regime militar.
A questão fala que houve centralização na reforma administrativa. Portanto, item errado.
-
O regime militar procurava implantar a descentralização, que inclusive foi apontada pelas forças democráticas como principal causa da crise do Estado.
-
Reforma Administrativa de 1967 foi caracterizada por:
Instituir os princípios do planejamento, descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle;
Expandir as empresas públicas, sociedades de economia mista, as fundações públicas e as autarquias;
Reorganizar a Administração direta em 16 Ministérios;
Descentralização para a administração indireta;
-
Na reforma administrativa promovida pelo regime militar, que teve como referência o Decreto-lei n.º 200/1967, adotou- se uma estratégia de centralização, da qual decorreu uma contração da intervenção estatal, associada à consolidação de uma tecnocracia de importância estratégica no âmbito da administração direta.
Não se fala em intervenção estatal, associada à consolidação de uma tecnocracia (sinônimo de burocracia) no Decreto-lei nº. 200/1967. Essas são características da centralização administrativa, e na época da Ditadura Militar, ocorreu a centralização política.
Decreto 200/1967 → Centralização política x Descentralização Administrativa
Constituição de 1988 → Descentralização política x Centralização Administrativa (retrocesso burocrático)
Lembrando ainda que o Decreto 200/1967 ocorreu com o Governo Militar, mas não chegou a ser consolidado (implantado completamente), por causa da crise política do Regime Militar e da crise econômica mundial de 1973.
QUESTÃO ERRADA
Fonte: Administração Pública - Teoria e Questões - 2ª Ed. - Augustinho Vicente Paludo
-
Segundo Bresser Pereira, "a reforma de 1967 foi um ensaio de descentralização e de desburocratização"... Toda a ênfase foi dada à descentralização mediante a autonomia da administração indireta, a partir do pressuposto da rigidez da administração direta e da maior eficiência da administração descentralizada".
http://blogs.al.ce.gov.br/unipace/files/2011/11/Bresser1.pdf
-
Como á foi dito a questão está errada pois o Decreto lei n º promoveu a descentralização e não a centralização como propõe a questão, uma outra questão pode ajudar a responder:
Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Reforma Administrativa de 1967; Reforma administrativa; HISTÓRICO, REFORMAS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL;
A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada.
GABARITO: CERTA.
-
A estratégia adotada pela reforma do DL 200/67 foi a de descentralização, exatamente o contrário do previsto pela questão.
-
MATE A QUESTAO RAPIDO!
Na verdade, você deve associar o DL 200/67 diretamente à descentralização
A questao diz CENTRALIZAÇÃO , correto seria DESCENTRALIZAÇÃO.
-
Na reforma administrativa promovida pelo regime militar, que teve como referência o Decreto-lei n.º 200/1967, adotou- se uma estratégia de DESCENTRALIZAÇÃO, da qual decorreu uma contração da intervenção estatal (porque no período havia muita Intervenção Estatal e centralização política, mas os militares optaram por DESCENTRALIZAÇÃO Administrativa), associada à consolidação de uma tecnocracia de importância estratégica no âmbito da administração INDIRETA (que foi valorizada nos Governos Militares enquanto a Administração DIRETA foi sucateada).
"Que eu nunca mendigue paz para a minha dor, mas coração forte para dominá-la". (Rabindranath Tagore)
-
Na reforma administrativa promovida pelo regime militar, que teve como referência o Decreto-lei n.º 200/1967, adotou- se uma estratégia de DESCENTRALIZAÇÃO.
-
A centralização era POLÍTICA e a descentralização ADMINISTRATIVA.
-
Estratégia de DESCENTRALIZAÇÃO.