SóProvas


ID
492970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à
administração pública, bem como à experiência e à legislação
brasileira nesse setor, julgue os itens.

No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática — concebidas para proteger o patrimônio público — precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.

Alternativas
Comentários
  • CORRETÍSSIMA

    No século XX, ocorreu em todo o mundo um grande movimento que impulsionou a administração pública. Com isto, principalmente as nações ditas democráticas, cada vez mais caminharam para uma efetiva participação popular, enquanto que a administração pública em sí procurou se modernizar, tentando acompanhar os rumos das organizações privadas. 


  • É.... só que, mesmo no século XX, antes de a administração pública atingir o pardigma do modelo gerencial, ela atravessou um momento de hegemonia do pardigma burocrático. Em um primeiro estágio, o advento do Estado como espaço público, que surge em contraposição ao "patrimonialismo" dos primeiros Estados nacionais, faz com que os administradores públicos voltem os seus esforços para o rígido controle sobre a máquina pública. A consequência disso é que, nesse primeiro estágio, o Estado vira um fim em si mesmo, de modo que a prestação de serviços à sociedade fica situada apenas em segundo plano. Como se vê, nesse primeiro estágio, de presença muito forte ainda no início do séc. XX, ainda não havia muito a preocupação com a implementação de um modelo gerencial. Por esse motivo, o item abre espaço para dúvidas e questionamentos.
  • O comentário do colega acima é bem pertinente, mas a questão fala em: precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.
    Ela não pergunta quais foram as mudanças ocorridas e como sucederam.

  • Este item, na verdade, está dizendo que, com a constatação de que a coisa pública realmente pertence à sociedade no século XX, seria necessária uma transformação da democracia para se tornar mais participativa e direta, e da administração pública burocrática para se tornar mais gerencial. É exatamente isso!

  • A questão ficou muito aberta para dois caminhos. Primeiro que a burocracia era, no seu contexto histórico, conhecida como sendo rígida, conservadora, sem inovação. Segundo que a administração gerencial veio para flexibilizar essa rigidez existente no modelo burocrático. Nem pé nem chão essa questão, apenas gerou confusão.

     

    R: Certo, segundo a banca

  • GABARITO: CERTO

     

     

    democracia e a administração pública burocrática — concebidas para proteger o patrimônio público — precisavam transformar-se:

     

    a 1°, deveria ser mais participativa ou mais direta: Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões.

    ____________________________________________________________________

    a 2°, menos burocrática e mais gerencial.

     

    Administração burocrática

    -Tempo de vargas

    -formalidade, impessoalidade e profissionalização

    -Objetivo: Combater corrupção e nepotismo

    -Foco nos processos

    -Hierarquia funcional

    -meritocracia (dasp 36’s)

    -Poder racional-legal

    -Adm centralizada

    -Paternalismo

    -Primeiros concursos

     

    Administração gerencial

    -Controle finalístico, ou ‘’a posteriori’’

    -Orientado para os cidadãos e para a geração de resultados

    -Foco nos resultados

    -Hierarquia horizontal

    -Ampliação de autonomia das atitudes

    -Adm descentralizada (reforma militar, decret200-67)

    -Participação do cidadão nas políticas públicas

     

  • Aff errei por não conseguir interpretar a questão. Longa.

    O colega @pedro Araujo transcreveu de maneira mais clara.

  • Questão (item correto):

    Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens.

    No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática — concebidas para proteger o patrimônio público — precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.

    A questão foi retirada da Revista do Serviço Público, ano 48, número 1, no capítulo "Estratégia e estrutura para um novo Estado" (à pág. 10/154). Transcrevo:

    À medida que a proteção aos direitos públicos [Direitos públicos são os direitos que nos asseguram que a coisa pública, a res publica, seja pública — que seja de e para todos, em vez de privatizada por grupos de interesse] passava a ser dominante em todo o mundo, foi-se tornando cada vez mais claro que era preciso refundar a república; que a reforma do Estado ganhava uma nova prioridade; que a democracia e a administração pública burocrática — as duas instituições criadas para proteger o patrimônio público — tinham de mudar: a democracia devia ser aprimorada para se tornar mais participativa ou mais direta; e a administração pública burocrática devia ser substituída por uma administração pública gerencial.

    Fiquem com Deus!