SóProvas


ID
4932280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na área da construção civil, a tarefa de elaborar orçamentos exige vários requisitos que não se limitam a aspectos técnicos, mas envolvem o conhecimento de materiais e mercado de mão de obra, por exemplo, e de legislação relativa à profissão, legislação tributária e fiscal. Acerca da elaboração de orçamentos em construção civil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) há um erro na exemplificação do que seria a infraestrutura da obra. A infraestrutura da obra compõem os custos diretos.

    b) Segundo Mattos (2006), os encargos podem ser de dois tipos: estritos - quando consideram apenas as obrigações da lei -, e amplos - quando além das obrigações legais incluem refeição, transportes, seguro, EPI, entre outros.

    c) Auxilio enfermidade, 13 salario e licença paternidade são encargos trabalhistas e não, sociais.

    d) Segundo Mattos (2006) a desmobilização e a mobilização podem compor os custos indiretos de uma obra. Na verdade, o que torna ou não um serviço parte do custo direto ou indireto é a sua previsão (ou não) no orçamento. Sinceramente, o que acho q torna a alternativa incorreta é falar em custo indireto unitário.

    e) A taxa de risco é usada para empreitada por preço global. Preço unitário é dado por serviço.

  • A questão comete um equivoco enorme

    ENCARGOS COMPLEMENTARES É DIFERENTE DE ENCARGOS SOCIAIS

    Encargos Complementares não fica dentro dos encargos sociais, pois são contabilizados de forma diferente

    A menos errada das alternativas é a LETRA D