SóProvas


ID
4933726
Banca
CETRO
Órgão
TCM-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que no início do século XX havia carência de mão-de-obra especializada, o único modo encontrado para expandir a produtividade foi aumentar a eficiência dos trabalhadores. Assim, Taylor, Gantt, Gilbreth, dentre outros, delinearam o conjunto de princípios conhecido como Teoria da Administração Científica. Taylor acreditava que os trabalhadores que alcançassem os padrões mais elevados não precisariam ter medo de ser despedidos, porque as empresas se beneficiariam de sua maior produtividade. Taylor afirmava que o sucesso desses princípios exigia uma completa revolução mental por parte da administração e dos trabalhadores.


Como a Escola da Administração Científica está concentrada na melhoria da produtividade da organização por meio do aumento da eficiência em nível operacional, a característica principal dessa corrente de administração é a ênfase

Alternativas
Comentários
  • tarefas --> racionalização das tarefas para que fosse feita mais em menos tempo: tempo e movimento.

  • GAB. B

  • A questão quer saber qual foi a ênfase da Escola da Administração Científica.

    Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    A- INCORRETA. Apesar de ter promovido o estudo da fadiga humana, isso não representa o enfoque da teoria de Taylor. A ênfase nas pessoas tem inicio com a Teoria das Relações Humanas (que fez oposição à abordagem clássica).

    B- CORRETA. Conforme explicação acima, a teoria da administração cienTífica, a escola de Taylor, possuía ênfase nas Tarefas.

    C- INCORRETA. A ênfase era nas tarefas. Os salários e produtividade são pilares da Organização Racional do Trabalho e não a ênfase da escola referida.

    D- INCORRETA. A ênfase era nas tarefas desempenhadas pelos operários.

    E- INCORRETA. Novamente, o foco da Escola era na tarefas executadas e não nos cargos.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B

  • T de tarefa, T de Taylor e CienTífica