SóProvas


ID
4934263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

    Proposição é uma sentença que pode ser julgada como verdadeira — V —, ou falsa — F —, mas não como V e F simultaneamente. Letras maiúsculas do alfabeto são freqüentemente usadas para simbolizar uma proposição básica. A expressão A∧B simboliza a proposição composta “A e B” e tem valor lógico V somente quando A e B forem V, nos demais casos, será F. A expressão A∨B simboliza a proposição composta “A ou B” e tem valor lógico F somente quando A e B forem F, nos demais casos, será V. A expressão da forma ¬A é a negação da proposição A, e possui valores lógicos contrários aos de A.

    A expressão A→B é uma proposição composta que tem valor lógico F somente quando A for V e B for F, e nos demais casos, será V, e pode ser lida como: “se A então B”.

    Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência finita de proposições, em que algumas, denominadas premissas, são V, por hipótese, e as demais, as conclusões, são V por conseqüência da veracidade das premissas e de conclusões anteriores.

Ainda com base nas definições do texto, é correto afirmar que a proposição simbolizada por ((¬A)∨B)∧(A∨(¬B)) possui os mesmos valores lógicos que a proposição simbolizada por

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Valore

    A: V

    B : V

    Ambas são tautologias.

  • Tabela verdade de ((¬A)∨B)∧(A∨(¬B)) (Enunciado) = Contradição

    Tabela verdade de (B∧A)∨((¬A)∧(¬B)) (Alternativa C) = Contradição

    Gabarito: C

    Desenho da tabela: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/TGCoub8

  • Dica, desenhe a tabela.

    Como a proposição do enunciado as duas primeiras linhas dão respectivamente V/F as demais proposições que testamos das alternativas, se não seguirem essa sequência logo de cara já podem ser anuladas, restando a letra C como resposta.

  • Diante dos meus conhecimentos, a equivalência lógica da disjunção e da conjunção é somente recíproca ( mantém o sinal e inverte as proposições). Acertei a questão por eliminação, mas ainda assim ficou a dúvida.

    Estou aberta a esclarecimentos ;DDD

    Desde já, agradeço!

  • Aqui não pode ter preguiça: tem que desenhar a tabela verdade da proposição do enunciado, que vai dar V F F e F, para descobrir que é idêntica e equivalente à tabela do A ^ B (conectivo "e", onde apenas é verdadeiro se ambas as proposições também forem verdadeiras).

    O segundo passo é começar a comparar as proposições das alternativas, mas dá pra ver logo no início, sem resolvê-las completamente, qual será a verdadeira. Por exemplo, ao começarem a fazer a proposição (B -> A), vão ver que vai dar V V V e F, e nem será preciso resolver a segunda equação de cada alternativa, pois estão TODAS ligadas pelo conectivo "ou", logo, se o início da resolução da B -> A já deu V, toda a proposição já será verdadeira (na tabela verdade do "ou", relembre-se que só será falso se ambas as proposições forem falsas). Aqui já eliminamos, então, as alternativas "A" e "E", pois o primeiro resultado vai ser "V", mas o segundo também será "V", já divergindo da tabela do enunciado, conforme disse acima.

    Depois vendo que todas as proposições tão ligadas pelo "OU", agora é só testar a primeira proposição B v A das alternativas "B" e "D" e aí vai dar de cara V V V e F, também divergindo da tabela da proposição do enunciado conforme o raciocínio acima. Então só sobra a letra "C" como resposta correta.

  • A quantidade de parênteses me confunde demais kkkk

  • Gab: C

    As proposições do enunciado tanto valorando A e B como verdadeiras ou A e B como falsas, o resultado dará falso. Eu fiz pelo método mais demorado, só que aquele que me dá mais certeza da resposta, o método de teste. É a proposição que valorando A e B novamente como verdadeiro ou falso o resultado sempre daria Falso é a letra C.

    Obs: O que facilitou é que o se então sempre pode dar verdadeiro ou falso na troca de valoração, então logo de cara já descartei todas com esse conectivo.

  • a tabela do enunciado e F V V F e nao V F F e F, como disseram abaixo

  • nessa a coisa é operacional, ou seja, vc tem que criar a tabela-verdade e testar as alternativas.

  • Letra C. Essa é na raça, não tem bizu não.

  • Nessa questão eu que coloco os valores lógicos para A e B?

  • Só com tabela verdade se faz essa questão ou precisa de outros assuntos? por exemplo argumentação, equivalência...

  • Enunciado: Contingência V F F V

    Gabarito letra: C Contingência V F F V

    Letra A: Tautologia V V V V

    Letra B: Tautologia V V V V

    Letra D: Tautologia V V V V

    Letra E: Tautologia V V V V

  • RESPOSTA LETRA "C"

    A - B - ~A - ~B - ~A v B - Av~B - ((¬A)∨B)∧(A∨(¬B))

    V - V - F - F - V - V - V

    V - F - F - V - F - V - F

    F - V - V - F - V - F - F

    F - F - V - V - V - V - V

    LETRA C (B∧A)∨((¬A)∧(¬B)).

    A - B - B^A - ~A^~B - (B∧A)∨((¬A)∧(¬B))

    V - V - V - F - V

    V - F - F - F - F

    F - V - F - F - F

    F - F - F - V - V

  • alguém poderia me auxiliar na montagem da tabela verdade da proposição do enunciado? eu acredito que montei errado e por isso nao cheguei ao gabarito, obrigada!

  • Atribui valores e fui substituindo:

    A = V

    B = F

    Proposição da questão: ((¬A)∨B)∧(A∨(¬B)) = (F v F) ^ (V v V) = F

    a) (B→A)∨(¬A→¬B).

    (F→V) v (F→V) = V

    b) (B∨A)∨((¬A)∨(¬B)).

    (FvV)v(FvV) = V

    c) (B∧A)∨((¬A)∧(¬B)).

    (F^V) v (F^V) = F

    d) (B∨A)∨(¬A→¬B).

    (FvV) v (F→V) = V

    e) (B→A)∨(¬A)∨(¬B)).

    (FvV) v (FvV) = V

  • resposta certa tem q da tudo falso?

  • Ainda com base nas definições do texto, é correto afirmar que a proposição simbolizada por ((¬A)∨B)∧(A∨(¬B)) possui os mesmos valores lógicos que a proposição simbolizada por

    ((¬A)B)(A(¬B))

    (BA)((¬A)(¬B)).

    Eu fiz assim kkkkkk só inverti e deu certo