SóProvas


ID
4934551
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que diz respeito ao processo de execução do orçamento e estágios da receita pública, é CORRETO afirmar:

I - No orçamento, a receita precisa ser primeiro estimada. Sem uma ideia de quanto vai receber, o governo não pode ter uma ideia de quanto pode gastar. Por isso os técnicos fazem, a cada ano, uma previsão dos valores para as diferentes formas de receita do Governo. Essa previsão é constantemente atualizada, para evitar que o governo gaste mais do que recebe.
II - A fase de recolhimento ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando. É uma ideia mais concreta de quanto o governo vai receber de fato, mas ainda não significa que o dinheiro entrou nos cofres públicos.
III - Quando os valores são realmente obtidos pelo governo e passam a ficar disponível nos cofres públicos para uso pelo Governo, tem-se a arrecadação e recolhimento da receita. Agora, esse recurso pode ser aplicado nas políticas públicas.
IV - A Receita Lançada surge na segunda fase da arrecadação da receita, que acontece quando a pessoa que é devedora do crédito é identificada (ou seja, na previsão ainda não é necessário estimar quanto cada contribuinte irá pagar, por exemplo). As receitas originárias, como os laudêmios, aluguéis, dividendos, participações (se patrimoniais) e tarifas (quando se tratar de rendas industriais), não precisam ser lançadas e ingressam nos cofres públicos já como receitas arrecadadas.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

    Basta olha para a II.

    II - A fase de recolhimento (lançamento) ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando.

    Sabendo que a II está errada, sobra a letra C para marcar.

    Bons estudos.

  • Questão pode até assustar um pouco, mas tem uma dica aqui que faz resolver ela rapidinho. Vamos analisar os itens que eu lhe digo que dica é essa.

    A questão foi toda elaborada com base no Portal da Transparência do governo federal, na seção “aprenda mais – entenda a gestão pública – execução da receita pública". Você vai ver que a questão simplesmente copiou o que está lá disposto. Olha só:

    “No orçamento, a receita precisa ser primeiro estimada. Sem uma ideia de quanto vai receber, o governo não pode ter uma ideia de quanto pode gastar. Por isso os técnicos fazem, a cada ano, uma previsão dos valores para as diferentes formas de receita do Governo. Essa previsão é constantemente atualizada, para evitar que o governo gaste mais do que recebe.

    O próximo passo, é o lançamento. Isso ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando. É uma ideia mais concreta de quanto o governo vai receber de fato, mas ainda não significa que o dinheiro entrou nos cofres públicos.

    Quando os valores são realmente obtidos pelo governo e passam a ficar disponíveis na conta única do Tesouro Nacional, tem-se a arrecadação e recolhimento da receita. Agora, esse recurso pode ser aplicado nas políticas públicas."

    Repare que esse trecho se refere aos três primeiros itens da questão.

    O item 2, no caso, está errado, pois é a fase de lançamento (e não de recolhimento) que ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando.

    A dica que mencionei no início da questão era que se você identificasse que a afirmativa II estava errada, você já resolvia a questão, pois todas as alternativas (exceto a alternativa C) colocam a afirmativa II como correta. Ou seja: resolvendo a afirmativa II, você resolvia a questão. Tente fazer isso nesse estilo de questão.

    Pois é...

    Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 8ª edição, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em:

    • Previsão;

    • Lançamento;

    • Arrecadação; e

    • Recolhimento.

    Lançamento é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta (art. 53 da Lei 4.320/64).

    Daí confirmamos a incorreção da afirmativa II.

    As afirmativas I e III estão corretas, conforme trecho transcrito acima.

    E a afirmativa IV também está correta, segundo Portal da Transparência:

    “A Receita Lançada surge na segunda fase da arrecadação da receita, que acontece quando a pessoa que é devedora do crédito é identificada (ou seja, na previsão ainda não é necessário estimar quanto cada contribuinte irá pagar, por exemplo). As receitas originárias, como os laudêmios, aluguéis, dividendos, participações (se patrimoniais) e tarifas (quando se tratar de rendas industriais), não precisam ser lançadas e ingressam nos cofres públicos já como receitas arrecadadas."


    Gabarito do Professor: Letra C.