SóProvas


ID
4935778
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É vedada a edição de Medida Provisória sobre matéria que verse sobre:

1. instituição de imposto

2. direito eleitoral

3. majoração de imposto

4. direito processual civil

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    § 1° É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

    I - Relativa a:

    a) Nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral.

    b) Direito penal, processual penal e processual civil;

    Fonte: Art. 62, CF/88. Erros? Só avisar!!!!

  • Pensava que instituição e majoração de impostos eram entendidas pela impossibilidade de ser matéria de Medida Provisória

  • Sobre instituição e majoração de imposto e MP (art. 62, §2º, CF):

    § 2º Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.

    Logo, pela leitura da CF é possível a MP para instituir/majorar impostos, mas os efeitos dessa instituição/majoração só serão produzidos no exercício seguinte em que for convertida em lei (logo, deve-se observar o princípio da anterioridade).

    A exceção está para os impostos: II, IE, IPI, IOF e IEGuerra. Desses, apenas o IP deve respeito ao princípio da Noventena. Os demais são exceções aos 2 princípios.

    Espero ter ajudado.

  • MEDIDAS PROVISÓRIAS

    Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

    § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

    I - relativa a:   

    a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;     

    b) direito penal, processual penal e processual civil;

    c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;  

    d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares

    II - que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;

    III - reservada a lei complementar

    IV - já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República

  • A medida provisória é instrumento utilizado em casos de relevância e urgência. A medida provisória é ato normativo que tem força de lei ordinária.

    Lembrando que a edição de uma MP não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico, em face do seu caráter transitório e precário.

    Sobre o prazo, a MP tem vigência pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis, uma vez, por mais 60 dias.

     

    Art. 62, CF: Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. 

    Vejamos as alternativas:

     

    I – ERRADA. Não há vedação da medida provisória sobre matéria que versa sobre instituição de imposto.

     

    II- CORRETA. É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direito eleitoral. (Artigo 62 §1°, I, a, CF)

     

    III- ERRADA. Não há vedação da medida provisória sobre matéria que versa sobre majoração de imposto. Inclusive o Artigo 62 §2° CF prevê que: Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.     

     

    IV – CORRETA. É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direito processual civil. (Artigo 62 §2°, CF)



    II e IV corretas.

    Resposta correta: C

  • A questão exige conhecimento acerca da Medida Provisória (MP) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante à vedação de edição de MP sobre matéria que verse sobre:

    1. instituição de imposto

    Errado. A MP pode tratar de temas relacionados à instituição de imposto, nos termos do art. 62, § 2º, CF: § 2º Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.    

    2. direito eleitoral

    Correto. É vedada edição de MP sobre matéria que verse sobre direito eleitoral, nos termos do art. 62, § 1º, I, "a", CF: § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: I – relativa a:  a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; 

    3. majoração de imposto

    Errado. A MP pode tratar de temas relacionados à majoração de imposto, nos termos do art. 62, § 2º, CF: § 2º Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.    

    4. direito processual civil

    Correto. É vedada edição de MP sobre matéria que verse sobre direito processual civil, nos termos do art. 62, § 1º, I, "b", CF: § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: I – relativa a:  b) direito penal, processual penal e processual civil;

    Portanto, apenas os itens 2 e 4 estão corretos.

    Gabarito: C