SóProvas


ID
4937329
Banca
FCC
Órgão
TCE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

No que se refere ao contrato de mandato, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Art. 676. É obrigado o mandante a pagar ao mandatário a remuneração ajustada e as despesas da execução do mandato, ainda que o negócio não surta o esperado efeito, salvo tendo o mandatário culpa.

    Letra B: Art. 658. O mandato presume-se gratuito quando não houver sido estipulada retribuição, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatário trata por ofício ou profissão lucrativa.

    Letra C: Art. 666. O maior de dezesseis e menor de dezoito anos não emancipado pode ser mandatário, mas o mandante não tem ação contra ele senão de conformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores.

    Letra D: Art. 661. O mandato em termos gerais só confere poderes de administração.

    § 1 Para alienar, hipotecar, transigir, ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administração ordinária, depende a procuração de poderes especiais e expressos.

    § 2 O poder de transigir não importa o de firmar compromisso.

    Letra E: Art. 662. Os atos praticados por quem não tenha mandato, ou o tenha sem poderes suficientes, são ineficazes em relação àquele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar.

    Parágrafo único. A ratificação há de ser expressa, ou resultar de ato inequívoco, e retroagirá à data do ato.

  • Ato inequivoco não seria tácito ? Não entendi pq a E tambem não estaria correta. A questão nao traz "de acordo com o CC" mas "no que se refere", ou seja, não precisa estar na literalidade da norma, mas tão apenas ter o mesmo sentido.

  • QUESTÃO TEM 2 ITENS CORRETOS- A e E

  • GABARITO A.

    Entendo que a questão tem duas alternativas corretas: letra A e letra E, esta por força do art. 662, parágrafo único, CC. Ato inequívoco trata-se de ratificação tácita.

    Questão não cobrou a literalidade da lei, caso contrário a letra A deveria constar na íntegra o dispositivo legal e não uma paráfrase.

  • GABARITO A.

    MAS.....

    E. Correta tbm. Veja a doutrina sobre o art. 662:

    "O mandante pode ratificar ou impugnar os atos praticados em seu nome sem

    poderes suficientes. Acrescenta o parágrafo único que essa ratificação há de ser

    expressa, ou resultar de ato inequívoco, retroagindo à data do ato.

    Daí, portanto, a possibilidade de a ratificação ser expressa ou tácita. A

    ratificação é da outorga de poderes e não propriamente do negócio jurídico

    decorrente." (VENOSA, 2019).

  • Questão com duas respostas certas.

    Na letra E, de acordo com Flávio Tartuce, ato inequívoco é a própria ratificação tácita. Asssim, a questão deveria ser anulada.

    A banca poderia justificar que ato inequívoco não é ratificação tácita SE seguisse a linha argumentativa de que a previsão legal diz "ato inequívoco", o qual indica ato comissivo (AÇÃO POSITIVA) do mandante. Quando há ato praticado de forma tácita, presume-se que seja pela sua NEGATIVA, ou seja, não exercício do direito.