SóProvas


ID
4937740
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Caracteriza o Orçamento-Programa, em relação a outras técnicas de elaboração orçamentária, a ênfase

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra E

    Orçamento Programa: "A ênfase é nas realizações e avaliações de resultados que abrangem a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das contas)".

    -Orçamento Público, AFO e LRF - Augustinho Paludo - 10ª Edição

  • Orçamento- Programa: Decreto Lei número 200/67 baseado em princípios: planejamento, controle, coordenação, delegação e descentralização. Enfatiza objetivos a serem alcançados. Baseado em planejamento. È uma evolução do orçamento desempenho. Foi aperfeiçoado em 88 com CF. È o orçamento moderno. Na elaboração do orçamento programa são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício. O foco está nos programas de governo, nos projetos e atividades necessários para atingir as METAS pretendidas. Os OBJETIVOS são: as FINALIDADES da ação governamental; contriBuir para alcançar os OBJETIVOS FINAIS. fica claro o foco no objetivo. O orçamento-programa pressupõe uma revisão contínua da estrutura básica dos programas, com aumento ou diminuição dos respectivos valores. 

  • Resposta - E

    no planejamento da ação governamental e na avaliação dos resultados.

    O Orçamento-Programa é fruto do projeto PPBS Americano, sendo equivalente a esse modelo orçamentário.

    É tratado, por mais que exista grande divergência doutrinária, que essa espécie de orçamento foi aplicada no Brasil com o advento da CF/88, consolidando a integração entre o planejamento e o orçamento através da vinculação do processo orçamentário ao PPA e à LDO.

    O Orçamento-Programa consiste em um plano de trabalho que integra planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. Se trata de um método em que as despesas são fixadas em acordo das necessidades públicas, em acordo as prioridades e estruturas classificadas na programação.

    Podemos extrair disso que o ênfase dessa espécie é a interligação entre o planejamento e o orçamento por meio de programas de governo, visando principalmente o que se realiza, não o que se compra.

    Relembrando as espécies orçamentárias:

    -> Tradicional (mero instrumento contábil, a falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional).

    -> Moderno (normalmente tratado em dualidade com o tradicional, destaca-se que é uma idealização, um orçamento inalcançável)

    -> Orçamento Incremental (simplesmente da uma incrementada através de ajustes marginais nos itens de receita e despesa do exercício anterior, sem análise das alternativas possíveis)

    -> Orçamento de desempenho, realizações, funcional, performance budget (o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos, não apenas com o objeto ou natureza do gasto. A deficiência desse orçamento é a desvinculação entre planejamento e orçamento!)

    -> OBZ - Orçamento Base-Zero (não há direito adquirido, busca-se através do zero justificar cada despesa e cada dotação para verificar o custo-benefício. Ele é incompatível com qualquer planejamento de médio ou longo prazo. Nesse orçamento se fala em pacotes de decisão. É um orçamento muito trabalhoso e difícil)

    -> Orçamento-Programa (interligação entre planejamento e orçamento por meio de programas de governo)

    -> Orçamento por resultados (os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais resultados desejam, busca avaliar o preço do governo, tem a ideia de orçamento participativo)