GABARITO: LETRA E
A atitude do líder e a resposta do seguidor estão presas entre si por uma ligação de causa e efeito, isto é, seguem habitualmente um
fluxo de influência de sentido duplo. House (apud BERGAMINI, 2002) subdivide esse processo de influência em quatro tipos de liderança e
procura esquematizar possíveis referenciais de adequação dos seguidores que são assim denominados:
• Líder Diretivo: mostra aos subordinados aquilo que espera deles, programa o trabalho e apresenta as diretrizes de como realizá-lo. Contudo, esse estilo aumentará a insatisfação do seguidor quando as tarefas não forem bem definidas, o que causa, com muita freqüência, tensão.
• Líder Apoiador: trata-se de alguém que o seguidor sente como um amigo que demonstra interesse em atender às suas necessidades. A eficácia deste estilo aparece principalmente quando as tarefas são bem estruturadas.
• Líder Participativo: consulta com freqüência o seu seguidor, levando em conta as sugestões dele antes de tomar uma decisão. Com isso, valoriza a contribuição que está sendo feita.
• Líder Orientado para a Realização: é aquele que propõe metas desafiadoras, esperando que o seguidor dê o melhor de si no desempenho de suas atividades na organização.