-
quase cai nessa... mas o que me salvou foi o ''já'', pois ele não é um substantivo, mas sim um advérbio. Tanto é que ele não varia e quem não varia é advérbio. Nesse caso um advérbio de tempo.
Ele foi já
Gab D de aDvérbio
-
I. Os vocábulos “já”, “correr” e “mulher” são exemplos de substantivos comuns.
O que é substantivo comum?
Palavras que representam seres de uma única espécie
Errada, o já como o Mario falou ele é um advérbio caso você esteja em dúvida tente variar ele, caso não conseguir é porque ele não é um substantivo e correr e mulher são substantivos comuns? Sim, existe vários tipos de mulheres e vários tipos de corrida EX: Corrida de carro, corrida de atletismo, existe também Bianca, Ana ....
II. É uma característica linguística mais recentes do português brasileiro o amplo uso de objeto nulo, como em “Comprei um bolo e comi” ao invés de “Comprei um bolo e o comi”.
Correta, a gente mesmo ou você já viu alguém falando assim, omitimos muito termos diariamente na nossa fala e alguns até na escrita kkkk
III. A comparação é uma figura de linguagem que faz a ligação do significado de dois ou mais elementos com uso de termos comparativos: “como”, “assim como”, “tal que” , “que nem” etc.
Correta, é uma figura de linguagem com termo comparativo e fazendo uma revisão metáfora é uma figura de linguagem também de comparação porém sem conectivos
-
Objeto Nulo que é o autor dessa definição? Quase errei por causa disso.
-
Na assertiva III, "tal que" não seria uma conjunção consecutiva? Ex: Estudei de maneira tal que passei em primeiro lugar.
"b) Consequência
As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
Principal conjunção subordinativa consecutiva: QUE (precedido de tal, tanto, tão, tamanho)"
Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint41.php
A ideia de "tal que" é diferente de "tal como".
Tal que -> consequência / Estudei de maneira tal que passei em primeiro lugar
Tal como -> comparação / Estudei tal como o meu irmão
Alguém poderia esclarecer como tal que teria sentido de comparação?
-
É uma característica linguística mais recentes do português
A concordância do criador da questão está em dia!!!pqp