Ao analisar as alternativas, temos:
A – Correta. É indissociável das dimensões teórico-metodológica e técnico-operativa que fomentam a prática e formam a instrumentalidade da profissão.
B – Correta. Abrange o universo da técnica, dos instrumentos, dos objetivos e finalidades etc. que permeiam a prática do Serviço Social e possibilita o atendimento das demandas apresentadas.
C – Correta. “É no desenvolvimento da dimensão técnico-operativa que o profissional constrói, reproduz códigos de orientação e um conjunto de valores e normas. Esta cultura profissional, como indicou Netto (1996b), incorpora objetos, objetivos, valores, racionalidades, técnicas, instrumentos, conhecimento, teorias” (GUERRA, 2013a, p. 48).
D – Incorreta. Não se pretende neutra, pois “incorpora objetos, objetivos, valores, racionalidades, técnicas, instrumentos, conhecimento, teorias” que permeiam o universo do Serviço Social, portanto, é composta de um planejamento e contém intencionalidade (GUERRA, 2013a, p. 48).
Assim, como gabarito, temos:
D – Correta. Sua natureza interventiva é neutra.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Referência:
GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M.; BACKX, S.; GUERRA, Y. (Orgs.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. 2. ed. Juiz de Fora: UFJF, 2013a. p. 45-74.