SóProvas


ID
494185
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Para responder as questões de 74 a 76, tenha como
base a Constituição Federal.


Assinale a alternativa CORRETA:

A Constituição Federal de 1988 diz em seu art. 225, caput, que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Costituição Federal de 1988:

    Art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

    CURIOSIDADE: A idéia dessa norma era estabelecer uma nova forma de agir e pensar e, consequentemente, educar. Na Constituição Federal de 1988, o direito a um meio ambiente sadio foi consagrado como um direito fundamental do homem, uma vez que o Meio Ambiente é considerado como um bem de uso comum do povo e, assim, essencial para a qualidade de vida.   
     
    E não parou por aí. A Constituição de 1988 estabeleceu também que a responsabilidade penal não se dirigia somente para as pessoas físicas, agora também alcançava as pessoas jurídicas. Também em 1988, regulamentando o que estabelecia a Constituição Federal, veio a Lei 9605, estabeleceu as sanções penais e administrativas aos praticantes de crimes e infrações contra o Meio Ambiente. 
     
    A Constituição Federal também estabeleceu medidas e providências cabíveis tanto à União como aos Estados e municípios e que se destinam a assegurar a efetividade do Meio Ambiente equilibrado, presentes nos incisos de I a VIII do art. 225. A inserção de um capítulo tratando, 
    especificamente, das questões ambientais na Constituição Federal é reflexo, já neste tempo, de uma consciência de preservação, em decorrência dos problemas ambientais emergentes e das pressões populares que se iniciaram a  partir da década de 70, com a organização da 
    sociedade civil brasileira.

    RESPOSTA CORRETA: LETRA "D"
  • Bom gente, não tem nem o que comentar dessa banca.

    Consegui responder essa questão porque abri minha constituição (AINDA BEM QUE ESSA BANCA NÃO VAI PROMOVER AS PROVAS DO INSS).

    Quando ela não exagera nas questões obvias ela exagera no absurdo dos absurdos pedindo a letra da lei de um artigo que provavelmente ninguém nunca leu... Pelo menos eu só fui até os poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário...


    Bons estudos gente...
  • Concordo plenamente com vc Carlos. As questões são mal elaboradas, para não dizer ridículas.
    Não entendam isso como "metidez", estou falando para o bem de todos.

    Fiquem com Deus.

  • Caros,
    Essa questão exige uma leitura atenciosa da nossa Carta Magna, a diferença entre a alternativa "B" e "D" é a palavra "sugerindo" que na letra do artigo se encontra como "IMPONDO", para ajudar na memorização lembrar de "IMPOSICÃO".
  • Há também a diferença entre  a alternativa "B" e a "D" no uso de bem especial, quando é uso de bem comum, respectivamente.
  • Eu comecei a fazer a questão e eliminei a B de cara por causa do "sugerindo". Depois eliminei a C por causa do "indígenas". Por fim, sobrou para eu escolher entre "todos" e "brasileiros". Fala sério, precisava abrir a CF? Um dos comentários ainda trouxe o "especial" da alternativa B, que deixava a assertiva errada. 
    Escolhi "Todos" pois curiosamente lembrei de uma coisa que nem sei se tem ligação com essa questão. Em uma questão sobre seguridade social, percebi que até os estrangeiros podem ser atendidos ao se encontrarem em necessidade. Por isso, não sei se pelo motivo certo, eliminei as questões que traziam "brasileiros".
  • É a cabeça do artigo 225, de redação um pouco extensa, mas de simples compreensão, vamos esquematizá-lo para facilitar.
    Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida...
    Agora sempre em pares:
    impondo-se ao
    Poder Público e à coletividade
    o dever de
    defendê-lo e preservá-lo
    para as
    presentes e futuras gerações.
  • TODOS têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de uso COMUM do povo e essencial à sadia qualidade de vida IMPONDO-SE ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.