Conforme Vieira (2014, p. 234-235):
Papéis Gerenciais - também denominados "competências gerenciais", fazem parte do comportamento e das atividades desempenhadas pelos gestores em uma organização; são compostos pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que garantem a eficácia nas atividades administrativas e são divididos em:
Papéis interpessoais: provêm do status e da autoridade do cargo administrativo; são de natureza social e legal, no relacionamento interno e externo da organização. Por exemplo: recepcionar pessoas, influenciar seus liderados, manter uma boa rede de contatos.
Papéis informacionais: estão ligados à obtenção e transmissão de informações sobre a organização recebidas pelos gestores e posteriormente transmitidas aos subordinados. Por exemplo: monitorar dados, disseminar e ser porta-voz de informações (internas e externas).
Papéis decisórios: relacionam-se às tomadas de decisões nas atividades de planejamento, solução de problemas, alocação de recursos, negociação, etc. Por exemplo: ser empreendedor e criativo na resolução de problemas; ser mediador na resolução de conflitos; administrar e gerenciar recursos da empresa; negociar e mediar interesses.
Gab. C
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.